Pesquisadores da Universidade de Manchester e do Memorial Sloan Kettering Cancer Center reportaram na Nature Cancer resultados de um novo exame de sangue para detectar, caracterizar e monitorar o câncer de pulmão de pequenas células (CPPC), a forma mais agressiva de câncer de pulmão.
A equipe de pesquisa desenvolveu um novo método para analisar amostras de sangue e identificar modificações específicas no DNA, chamadas metilação, que ocorrem com o desenvolvimento do câncer. A equipe também desenvolveu um método computacional sofisticado para avaliar quais modificações de metilação estavam presentes.
Os resultados mostram que o teste foi suficientemente sensível e preciso para detectar a metilação do DNA circulante do tumor (cfDNA), mesmo em pacientes diagnosticados com CPPC em estágio inicial.” A alta sensibilidade de nossa abordagem abre novos caminhos onde o perfil de metilação de cfDNA, juntamente com outras tecnologias, pode ser incluído em programas de detecção precoce de câncer de pulmão em larga escala, com potencial para melhorar os resultados clínicos de pacientes com CPPC e detectar precocemente a progressão da doença após quimioterapia, permitindo implementar mais cedo linhas de tratamento”, destacam os autores.
O CPPC é um tipo de câncer de crescimento rápido, geralmente diagnosticado no cenário metastático, que representa 10-15% de todos os casos de câncer de pulmão. “Aqui mostramos que os padrões de metilação específicos do tumor são prontamente detectados em amostras de cfDNA de CPPC”, destacam os autores. “Também mostramos que os níveis de metilação tumoral detectados no cfDNA correlacionaram-se com os resultados de sobrevida”, acrescentam.
A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.
Referência: Chemi, F., Pearce, S.P., Clipson, A. et al. cfDNA methylome profiling for detection and subtyping of small cell lung cancers. Nat Cancer (2022). https://doi.org/10.1038/s43018-022-00415-9