gustavo cecilia 2023Estudo brasileiro publicado no periódico Clinical Breast Cancer buscou avaliar a reprodutibilidade dos achados de ensaios clínicos randomizados sobre a terapia hormonal adjuvante (TH) no carcinoma ductal de mama in situ em um cenário da vida real. A radio-oncologista Cecília Félix de Sousa é a primeira autora do artigo, que tem Gustavo Nader Marta como autor sênior.

Este estudo de coorte retrospectivo utilizou o banco de dados da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). Foram incluídos pacientes com carcinoma ductal de mama in situ (CDIS) que receberam cirurgia conservadora da mama e radioterapia pós-operatória. Os desfechos foram controle local (LC), sobrevida específica do câncer de mama (BCSS) e sobrevida global (SG).

Resultados

Os pesquisadores analisaram dados de 2.192 pacientes tratadas entre 2000 e 2020. A mediana de acompanhamento foi de 48,99 meses. A maioria das pacientes (53,33%; n=1.169) recebeu terapia hormonal (HT) adjuvante. No geral, pacientes que não receberam HT adjuvante eram mais velhas (p=0,021) e com menor escolaridade (p < 0,001).

Ao final do acompanhamento, 1,5% das pacientes apresentaram recidiva local e não houve diferença significativa entre os grupos (p=0,19) em relação a este desfecho. A sobrevida global e a sobrevida específica do câncer de mama em 10 anos foram de 89,4% e 97,5% para HT adjuvante versus 91,5% e 98,5% para aquelas pacientes que não receberam HT adjuvante, respectivamente, e não houve diferenças significativas entre os grupos. A sobrevida global em 10 anos foi de 93,25% para nível de escolaridade médio/alto versus 87,31% para baixo (HR para óbito 0,51; 95% CI 0,32 - 0,83; p=0,007).

“Os benefícios da terapia hormonal adjuvante para pacientes com carcinoma ductal in situ não foram reproduzidos em uma coorte brasileira. O nível de escolaridade teve um impacto significativo na sobrevida e na utilização de terapia hormonal, refletindo a influência de fatores socioeconômicos. Estas descobertas podem permitir intervenções mais precisas no manejo das pacientes com carcinoma ductal in situ de mama”, concluíram os autores.

Referência: Real-World Evidence on the use of Endocrine Therapy for Ductal Carcinoma in situ in Patients Treated with Breast-Conserving Surgery Followed by Postoperative Radiation Therapy: a Brazilian Retrospective Cohort Study - Cecília Félix Penido Mendes de Sousa, Allan Andresson Lima Pereira, Gustavo Viani Arruda, Paulo Alcantara Filho, Fabio Ynoe de Moraes, Gustavo Nader Marta. Published: August 27, 2023 DOI:https://doi.org/10.1016/j.clbc.2023.08.005