Artigo de revisão publicado no periódico Cancers apresenta uma visão geral do cenário dos biomarcadores no câncer gástrico, com foco específico na Claudina 18.2 (CLDN18.2) como um alvo emergente e promissor. A oncologista Renata D’Alpino (foto) é a autora sênior do trabalho.
O câncer gástrico continua a ser um desafio de saúde global, figurando entre as cinco principais causas de mortes relacionadas ao câncer em todo o mundo. A maioria dos pacientes é diagnosticado com doença já avançada, com uma taxa de sobrevida em cinco anos de apenas 6%.
Ensaios recentes de fase 3 revelaram a eficácia de zolbetuximabe, um anticorpo direcionado ao CLDN18.2, em combinação com quimioterapia à base de oxaliplatina para câncer gástrico metastático positivo para CLDN18.2.
“À medida que esta nova via terapêutica se desenvolve, a compreensão da tomada de decisão diferenciada em relação à seleção de terapias anti-CLDN18.2 e a outros agentes direcionados no câncer gástrico metastático torna-se essencial”, observam os autores. “Nosso objetivo é fornecer insights sobre o potencial do CLDN18.2 como alvo terapêutico e orientar futuras decisões clínicas no manejo do câncer gástrico metastático”, concluem os autores.
A íntegra do artigo deve estar disponível em breve.
Referência: Mathias-Machado MC, de Jesus VHF, Jácome A, Donadio MD, Aruquipa MPS, Fogacci J, Cunha RG, Medeiros da Silva L, Peixoto RD. Claudin 18.2 as a New Biomarker in Gastric Cancer—What Should We Know? Cancers. 2024; 16(3):679. https://doi.org/10.3390/cancers16030679