Onconews - Claudina 18.2 como novo biomarcador no câncer gástrico

renata dalpino 24Artigo de revisão publicado no periódico Cancers apresenta uma visão geral do cenário dos biomarcadores no câncer gástrico, com foco específico na Claudina 18.2 (CLDN18.2) como um alvo emergente e promissor. A oncologista Renata D’Alpino (foto) é a autora sênior do trabalho.

O câncer gástrico continua a ser um desafio de saúde global, figurando entre as cinco principais causas de mortes relacionadas ao câncer em todo o mundo. A maioria dos pacientes é diagnosticado com doença já avançada, com uma taxa de sobrevida em cinco anos de apenas 6%.

Ensaios recentes de fase 3 revelaram a eficácia de zolbetuximabe, um anticorpo direcionado ao CLDN18.2, em combinação com quimioterapia à base de oxaliplatina para câncer gástrico metastático positivo para CLDN18.2.

“À medida que esta nova via terapêutica se desenvolve, a compreensão da tomada de decisão diferenciada em relação à seleção de terapias anti-CLDN18.2 e a outros agentes direcionados no câncer gástrico metastático torna-se essencial”, observam os autores. “Nosso objetivo é fornecer insights sobre o potencial do CLDN18.2 como alvo terapêutico e orientar futuras decisões clínicas no manejo do câncer gástrico metastático”, concluem os autores.

A íntegra do artigo deve estar disponível em breve.

Referência: Mathias-Machado MC, de Jesus VHF, Jácome A, Donadio MD, Aruquipa MPS, Fogacci J, Cunha RG, Medeiros da Silva L, Peixoto RD. Claudin 18.2 as a New Biomarker in Gastric Cancer—What Should We Know? Cancers. 2024; 16(3):679. https://doi.org/10.3390/cancers16030679