O consumo de álcool aumenta o risco de câncer de mama feminino, mesmo para mulheres que consomem uma bebida por dia. O alerta é de estudo com participação da IARC (International Agency for Research on Cancer) e confirma que o álcool é um fator de risco para mulheres na pré e pós-menopausa, demonstrando que consumir menos de 1 bebida padrão por dia (10 g de etanol) aumenta significativamente o risco de câncer de mama.
Nesta análise, os autores lembram que, embora níveis mais altos de consumo de álcool estejam associados a maiores danos (Rehm et al., 2017), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que “nenhum nível de consumo de álcool é seguro quando se trata da saúde humana” (Anderson et al., 2023). A assertiva da OMS é baseada no fato de que o álcool foi estabelecido como um carcinógeno humano do Grupo 1 pela IARC, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer. Evidências crescentes mostram que um grande número de cânceres atribuíveis ao álcool são causados por níveis de consumo que não são classificados como consumo excessivo de álcool (IARC, 1988, 2010; Rumgay et al., 2021).
Na população feminina, o consumo de álcool é uma causa estabelecida de câncer de mama. Nesta revisão sistemática, os autores examinaram a associação entre álcool e câncer de mama em geral e entre os subgrupos descritos. Foram revisadas as principais bases de dados (PubMed e Embase), de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A busca incluiu artigos publicados até 15 de novembro de 2023. Meta-análises e regressões foram realizadas para consumo de álcool de menos de 1 bebida padrão (10 g de etanol) por dia e para uma variedade de categorias de consumo de álcool em relação ao câncer de mama. Análises complementares consideraram o status da menopausa, status do receptor hormonal, do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano e do subtipo molecular.
Os resultados foram relatados (ahead of print) por Kevin Shield e colegas, no periódico Alcohol Clinical and Experimental Research. A busca gerou 5.645 publicações, das quais 23 publicações de estudos individuais e agrupados examinaram a associação entre o consumo geral de álcool e a incidência de câncer de mama. Os autores descrevem que a meta-regressão mostrou uma associação positiva; os riscos relativos (RR) de câncer de mama foram 1,05 (IC 95%: 1,04, 1,06), 1,10 (IC 95%: 1,08, 1,12), 1,18 (IC 95%: 1,15, 1,21) e 1,22 (IC 95%: 1,19, 1,25) para 0,5, 1, 2 e 3 doses padrão por dia em comparação com a não ingestão de bebidas alcoólicas, respectivamente.
Os resultados também revelam que uma meta-análise de nove estudos indicou que para o consumo de menos de uma dose padrão por dia, a estimativa do RR de câncer de mama foi de 1,04 (IC 95%: 1,01, 1,07) em comparação com a não ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo de 1 bebida padrão adicional por dia foi associado a um risco maior de câncer de mama na pré-menopausa (RR: 1,03 (IC 95%: 1,01, 1,06)) e na pós-menopausa (RR: 1,10 (IC 95%: 1,08, 1,12)).
Em conclusão, o consumo de álcool aumenta o risco de câncer de mama feminino, mesmo para mulheres que consomem uma bebida por dia. Além disso, o consumo de álcool está associado ao risco de câncer de mama na pré e pós-menopausa. “Esses achados apoiam diretrizes de prevenção do câncer baseadas em evidências para reduzir os riscos relacionados ao álcool”, destacam os autores.
Além de Kevin Shield, que assina como autor correspondente, a pesquisa tem participação de Ivneet Sohi, Jürgen Rehm, Marian Saab, Lavanya Virmani, Ari Franklin, Gonzalo Sánchez, Mihojana Jhumi, Ahmed Irshad, Hiya Shah, Daniela Correia, Pietro Ferrari, Carina Ferreira Borges, Beatrice Lauby-Secretan, Gauden Galea, Susan Gapstur, Maria Neufeld, Harriet Rumgay e sabelle Soerjomataram.
A íntegra do estudo está disponível em acesso aberto.
Referência:
Sohi I, Rehm J, Saab M, Virmani L, Franklin A, Sánchez G, Jhumi M, Irshad A, Shah H, Correia D, Ferrari P, Ferreira-Borges C, Lauby-Secretan B, Galea G, Gapstur S, Neufeld M, Rumgay H, Soerjomataram I, Shield K. Alcoholic beverage consumption and female breast cancer risk: A systematic review and meta-analysis of prospective cohort studies. Alcohol Clin Exp Res (Hoboken). 2024 Nov 24. doi: 10.1111/acer.15493. Epub ahead of print. PMID: 39581746.