O módulo de cuidados paliativos esteve na programação do primeiro dia do 19º congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), em Foz do Iguaçu. O médico Toshio Chiba (foto) participou da mesa comandada pelo oncologista Ricardo Caponero e acredita em um despertar da oncologia para a importância dos cuidados paliativos.
“Hospitais e instituições de referência que implantaram cuidados paliativos têm revelado o valor dessas iniciativas e mostrado que isso funciona. É uma alegria muito grande ver que terminamos a aula com sala cheia e a participação crescente de oncologistas”, disse.
Para o especialista, processos de acreditação hospitalar, como ONA e JCI, também ajudam a explicar o cenário atual. “São processos que prezam segurança, bem-estar e qualidade de vida do paciente. Todas as especialidades médicas que lidam com doenças graves e que potencialmente ameaçam à vida precisam compreender e aplicar os cuidados paliativos”, defende Chiba, chefe da equipe de cuidados paliativos do ICESP, em São Paulo.
No congresso da SBOC, Toshio Chiba lembrou da importância de promover atitudes de acolhimento e empatia com o paciente e seus familiares, assim como reforçou o papel central de garantir suporte também ao profissional de saúde. O assunto foi tema de estudo publicado no JAMA em 2009 (Enhancing meaning in work: a prescription for preventing physician burnout and promoting patient-centered care, Shanafelt TD).
Leia mais sobre Cuidados Paliativos: Acolher e cuidar
Importância do Cuidado Paliativo precoce na qualidade de vida e no prognóstico do paciente oncológico
Cuidados paliativos na agenda global
Hospices: benefícios dos cuidados paliativos
Abordagem colaborativa entre radioterapia e cuidados paliativos baseada em relatos de pacientes
Estudo randomizado traz evidências de benefícios de um programa de treinamento em comunicação de más notícias