Artigo de revisão de pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e da Universidade McGill, Canadá, fornece uma visão geral das tendências epidemiológicas e da carga dos cânceres associados à infecção pelo papilomavírus humano (HPV). O trabalho foi publicado na Nature Reviews Clinical Oncology e destaca a necessidade de abordar os determinantes sociais da saúde para alcançar a meta de eliminar o câncer do colo do útero.
A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) está associada ao câncer do colo do útero e a proporções variáveis de câncer anal, de orofarínge, vagina, vulva e câncer de pênis, em todo o mundo.
O advento das vacinas contra o HPV e abordagens de rastreamento criaram oportunidades para eliminar o câncer do colo do útero, que ainda permanece como reconhecido problema de saúde pública em muitos países. Embora os avanços tecnológicos forneçam ferramentas para a prevenção primária e secundária dos cânceres associados ao HPV, a tarefa mais difícil é implementar essas ferramentas globalmente e em todos os segmentos da população.
Nesta revisão, Malagón e colegas analisam o impacto das medidas preventivas passadas e atuais na incidência e mortalidade dos cânceres HPV relacionados. Os autores destacam a importância de um enfoque concentrado nos determinantes sociais da saúde e na equidade em saúde para enfrentar, a curto e médio prazo, a incidência e mortalidade por câncer do colo do útero, ainda fortemente ligadas ao status socioeconômico das mulheres e ao Índice de Desenvolvimento Humano dos países. Portanto, a eliminação do câncer do colo do útero exigirá abordagens combinadas de prevenção primária e secundária, bem como um enfoque na redução das desigualdades na saúde dentro e entre os países, através da intensificação da vacinação, rastreamento e tratamento.
Referência:
Malagón, T., Franco, E.L., Tejada, R. et al. Epidemiology of HPV-associated cancers past, present and future: towards prevention and elimination. Nat Rev Clin Oncol (2024). https://doi.org/10.1038/s41571-024-00904-z