Um estudo canadense amplia evidências já disponíveis e conclui que existe uma associação entre o diagnóstico de diabetes e a incidência de câncer, com resultados que mostram um risco aumentado para neoplasia 10 anos antes do diagnóstico de diabetes e nos primeiros 3 meses após o diagnóstico de diabetes. Os resultados foram publicados na edição de julho da revista Cancer. O objetivo do estudo foi explorar a relação temporal entre diabetes e incidência de câncer.
Métodos e resultados
Os autores realizaram um estudo de coorte retrospectivo, de base populacional > 1 milhão de adultos que vivem em Ontário, Canadá, para avaliar a associação entre o diagnóstico de diabetes e a incidência de câncer em 3 períodos: 10 anos antes do diagnóstico de diabetes, nos primeiros três meses após o diagnóstico de diabetes, e de 3 meses a 10 anos após o diagnóstico de diabetes.
Indivíduos com diabetes foram significativamente mais propensos a ter sido diagnosticados com câncer nos 10 anos que antecederam o diagnóstico de diabetes em comparação com indivíduos sem diabetes. A incidência de câncer também foi significativamente maior em indivíduos com diabetes dentro do período de 3 meses após o diagnóstico de diabetes (hazard ratio, 1.62; 95% CI, 1.52-1.74). No entanto, o risco de câncer após 10 anos do diagnóstico de diabetes não foi significativo (hazard ratio, 0,97; 95% CI, 0,95-0,98).
Os resultados demonstraram que os indivíduos com diabetes tinham um risco significativamente maior de desenvolver câncer antes e imediatamente após o diagnóstico de diabetes. O período de maior risco foi observado nos primeiros 3 meses após o diagnóstico de diabetes.
Referência: Lega, I. C., Wilton, A. S., Austin, P. C., Fischer, H. D., Johnson, J. A. and Lipscombe, L. L. (2016) - The temporal relationship between diabetes and cancer: A population-based study. Cancer. doi: 10.1002/cncr.30095