Onconews - Dieta pobre em carboidratos e risco de carcinoma hepatocelular

hepatoUma dieta com baixo teor de carboidratos e maior quantidade de gordura e proteína animal foi significativamente associada ao aumento no risco de carcinoma hepatocelular. Os resultados são de estudo de coorte prospectivo chinês publicado no periódico Cancer Prevention Research.

“Existem dados limitados sobre a associação entre o escore da dieta pobre em carboidratos (do inglês, LCD - Low-Carbohydrate Diet), uma medida abrangente do padrão alimentar de acordo com fontes de carboidratos, gorduras e proteínas, e o risco de carcinoma hepatocelular (CHC).

Nesse estudo, os pesquisadores avaliaram esse escore com o risco de carcinoma hepatocelular no Singapore Chinese Health Study, uma coorte prospectiva de 63.275 chineses de meia-idade e idosos que vivem em Cingapura e foram recrutados durante o período de 1993-1998. As pontuações do LCD foram derivadas do questionário semiquantitativo de frequência alimentar no baseline.

Um estudo de caso-controle envolveu 197 casos de carcinoma hepatocelular e 465 controles também foi construído entre 28.346 participantes que forneceram amostras de sangue. O método de regressão de risco proporcional de Cox foi utilizado para calcular hazard ratios (HR) e intervalos de confiança de 95% (IC) para CHC com diferentes níveis de escores de LCD. Foi realizada regressão logística condicional para análise do estudo caso-controle.

Após 17,6 anos de acompanhamento com 819.573 pessoas-ano, 561 participantes desenvolveram carcinoma hepatocelular primário. Embora tenha havido uma associação nula entre o escore total da dieta pobre em carboidratos e o risco de carcinoma hepatocelular (HRper-SD increment = 1,07, IC 95%: 0,98-1,16; P-trend = 0,06), houve uma associação positiva entre LCD baseada em animais e o risco de CHC (HRper-SD increment =1,11, IC 95%: 1,02-1,21; P trend = 0,01). Além disso, essa associação esteve presente tanto em indivíduos HBsAg negativos como HBsAg positivos no estudo caso-controle.

Na análise estratificada para toda a coorte, esta associação positiva só esteve presente naqueles que consumiam bebidas alcoólicas mensalmente ou com menor frequência, mas não naqueles que bebiam semanalmente ou diariamente (P interaction = 0,79).

“Uma dieta com baixo teor de carboidratos, maior teor de gordura e proteína animal foi significativamente associada a maior risco de carcinoma hepatocelular entre os chineses de Singapura”, concluíram os autores.

Referência: Yen Thi-Hai. Pham, Aizhen Jin, Renwei Wang, Jaideep Behari, Woon-Puay Koh, Jian-Min Yuan, Hung N. Luu; Low-Carbohydrate Diet Score and Risk of Hepatocellular Carcinoma: Findings from a Prospective Cohort Study. Cancer Prev Res (Phila) 2024; https://doi.org/10.1158/1940-6207.CAPR-23-0517