Cerca de 25 mil participantes de todo o mundo são esperados em Munique, Alemanha, entre 19 e 23 de outubro para participar do congresso ESMO 2018, o principal encontro europeu dedicado à comunidade de oncologia. O tema deste ano, "Garantindo acesso ao tratamento ideal para o câncer" é uma síntese dos desafios atuais: trazer inovação para os pacientes, integrar a multidisciplinaridade na linha de cuidados em câncer e tornar o tratamento viável e acessível.
Solange Peters, presidente científica da conferência deste ano, destacou as três apresentações (keynote lectures) que abrem a agenda científica, durante os três primeiros dias do congresso. O britânico Steve Jackson discute assinaturas mutacionais e alvos dirigidos aos danos do DNA, dia 20 de outubro, às 08:15*. Outra keynote lecture é do norte-americano Thomas Gajewski, da Universidade de Chicago, na apresentação “Como manipulamos o microambiente tumoral para imunoterapia?”, dia 21 de outubro, às 08:15 h*. O terceiro destaque vai para a conferência de Antoni Ribas, com o tema ‘Além da resistência em imuno-oncologia’, dia 22 de outubro às 08:15*
Perspectivas para a imunoterapia, incluindo novos biomarcadores de resposta e manejo das toxicidades, prometem estar entre os highlights do programa científico, que equilibra inovação com temas dedicados ao debate do acesso, além de uma agenda que também abre espaço aos cuidados de suporte, mostrando como melhorar a qualidade de vida com tratamentos contínuos e abordagens centradas no paciente.
*horário de Munique