Onconews - Estilo de vida saudável e resultados psicossociais entre sobreviventes de câncer

Revisão sistemática e meta-análise buscou resumir as associações entre estilos de vida saudáveis ​​combinados e resultados psicossociais (qualidade de vida relacionada à saúde, depressão, ansiedade, distress psicológico e transtorno de estresse pós-traumático) entre sobreviventes de câncer. “Embora as evidências sejam limitadas, demonstramos que a combinação de estilos de vida mais saudáveis ​​está associada a melhores resultados psicossociais em sobreviventes de câncer”, destacaram os autores. O trabalho foi publicado no Journal of Cancer Survivorship.

Os autores pesquisaram as bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane Library e EMBASE ​para estudos observacionais e intervencionais examinando pontuações de estilo de vida saudável (HLS, da sigla em inglês - healthy lifestyle scores), calculadas por uma combinação de pelo menos três estilos de vida, bem como resultados psicossociais entre sobreviventes de câncer desde o início até abril de 2024. Um mínimo de dois estudos com o mesmo desenho foi reunido usando modelos de efeitos aleatórios.

Foram selecionados incluídos vinte e um estudos (44.812 sobreviventes), e de todos os estudos, 16 foram incluídos na meta-análise. O agrupamento de evidências transversais mostrou associação significativa entre o escore de estilo de vida saudável e qualidade de vida relacionada à saúde geral, física e psicossocial.

A significância foi observada apenas para a qualidade de vida relacionada à saúde geral e física, mas não para a qualidade de vida psicossocial em estudos de coorte. As estimativas e o intervalo de confiança (IC) de 95% com aumento de 1 ponto no escore de estilo de vida saudável foram 1,47 (0,83–2,12) e 1,42 (0,19–2,65) para a qualidade de vida geral e física, respectivamente.

As evidências de estudos intervencionais também indicaram que intervenções em múltiplos estilos de vida têm efeitos positivos na qualidade de vida física, mas não psicossocial. Apesar do número limitado de estudos, associações significativas foram encontradas entre o escore de estilo de vida saudável e depressão, ansiedade, distress psicológico e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

“Esta revisão ressalta o potencial de aderir a múltiplos estilos de vida saudáveis ​​para melhorar os resultados psicossociais e aumentar a qualidade de vida relacionada à saúde para sobreviventes de câncer”, concluíram os autores.

Referência:

Zhu, C., Lian, Z., Arndt, V. et al. Combined healthy lifestyle factors and psychosocial outcomes among cancer survivors: a systematic review and meta-analysis. J Cancer Surviv (2024). https://doi.org/10.1007/s11764-024-01705-0