Onconews - Estudo mostra como implementar programas antitabaco integrados ao tratamento do câncer

Programas antitabaco devem ser um pilar do bom tratamento do câncer, considerando que parar de fumar melhora a sobrevida e os resultados relacionados à qualidade de vida. Pesquisa que envolveu participantes do programa Cancer Center Cessation Initiative aponta caminhos para implementar ou aprimorar programas  institucionais especializados na cessação do tabagismo no tratamento do câncer.

Em 2017, o National Cancer Institute (NCI) financiou a Cancer Center Cessation Initiative (C3I) para implementar e expandir programas de tratamento do tabaco em cuidados oncológicos de rotina. Muitas dessas iniciativas C3I desenvolveram programas de cuidados com equipes especializadas no tratamento da dependência do tabaco (TTSs) para fornecer tratamento baseado em evidências a pacientes adultos que fumam.

Pessoas envolvidas em programas especializados de tratamento antitabaco podem ajudar a identificar estratégias de implementação e adaptações com potencial de aumentar o alcance e a eficácia de abordagens de cessação do tabagismo no tratamento do câncer, auxiliando mais pacientes com câncer a parar de fumar.

Neste estudo, Jennifer E. Bird e colegas conduziram entrevistas semiestruturadas com TTSs de 21 centros de câncer financiados pelo C3I . Os pesquisadores aplicaram métodos de análise de conteúdo para analisar as transcrições das entrevistas com 37 TTSs e 17 entrevistados em outras funções do programa. O Consolidated Framework for Implementation Research foi utilizado para codificar os dados obtidos. A partir dessa metodologia foram identificadas estratégias de implementação e adaptações recomendadas para os programas de cessação do tabagismo.

Os resultados mostram que a implementação de programas especializados na cessação do tabagismo em ambientes de tratamento do câncer pode ser facilitada pelo treinamento da equipe para fornecer conexão do paciente ao programa. A análise também aponta a necessidade de incorporar a prescrição de medicamentos de baixo custo ou sem custo para a cessação do tabagismo e de contratar equipe adicional para fornecer tratamento antitabaco, alocando espaço para o programa e automatizando fluxos de trabalho de registros eletrônicos de saúde.

Em conclusão, TTSs e outros envolvidos no tratamento especializado para a cessação do tabaco em centros de câncer designados pelo NCI identificaram maneiras de melhorar o acesso, o uso e a eficácia do tratamento antitabaco, considerando (1) adaptar a oferta do tratamento especializado de acordo com as necessidades do paciente; (2) facilitar encaminhamentos e coordenação de farmacoterapia; e (3) comprometer equipe, espaço e recursos de suporte para programas de tratamento para a dependência do tabaco.

Referência:

Jennifer E. Bird et al., Specialty Tobacco Treatment Implementation in Oncology: A Qualitative Study. JCO Oncol Pract 0, OP.24.00145
DOI:10.1200/OP.24.00145