Nota2 Diversos HPV 2 OKRevisão sistemática e meta-análise publicada no Lancet Global Oncology avaliou a prevalência da infecção genital por HPV na população masculina, fornecendo estimativas de prevalência global e regional agrupadas atualizadas. “Os resultados mostram que aproximadamente um em cada três homens em todo o mundo está infectado com pelo menos um tipo de HPV genital, e cerca de um a cada cinco homens está infectado com uma ou mais cepas de HPV de alto risco”, destacam os autores.

“A epidemiologia do papilomavírus humano (HPV) em mulheres tem sido bem documentada; no entanto, pouco se sabe sobre a epidemiologia do HPV em homens”, observam.

Nesta revisão sistemática e mata-análise, foram pesquisadas as bases de dados Embase, Ovid MEDLINE e Global Index Medicus para estudos publicados entre 1º de janeiro de 1995 e 1º de junho de 2022. Os critérios de inclusão foram pesquisas de base populacional em homens com 15 anos ou mais ou estudos de prevalência de HPV com tamanho de amostra de pelo menos 50 homens sem patologia relacionada ao HPV ou fatores de risco conhecidos para infecção por HPV que coletaram amostras de locais anogenitais e usaram técnicas de PCR ou captura híbrida 2 para detecção de DNA de HPV.

Os critérios de exclusão foram estudos conduzidos entre populações com risco aumentado de infecção por HPV, conduzidos exclusivamente entre homens circuncidados e baseados em amostras de urina ou sêmen.

Os pesquisadores examinaram relatórios identificados e extraíram dados resumidos daqueles que eram elegíveis. Os dados foram extraídos por dois pesquisadores de forma independente e revisados por um terceiro, e as discrepâncias foram resolvidas por consenso. Foram extraídos apenas dados sobre HPVs do gênero α da mucosa. As prevalências específicas por idade globais e regionais para qualquer tipo de HPV, HPV de alto risco (HR) e tipos individuais de HPV foram estimadas usando modelos de efeitos aleatórios para meta-análise e agrupados pela classificação geográfica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Resultados

Foram identificadas 5.685 publicações a partir de pesquisas em bancos de dados, dos quais 65 estudos (compreendendo 44 769 homens, distribuídos em 35 países) foram incluídos. A prevalência global agrupada foi de 31% (95% CI 27–35) para qualquer HPV e 21% (18–24) para HPV de ato risco. O HPV-16 foi o genótipo de HPV mais prevalente (5%, 95% CI 4–7), seguido pelo HPV-6 (4%, 3–5). A prevalência de HPV foi alta em adultos jovens, atingindo o pico entre as idades de 25 e 29 anos, e se estabilizou ou diminuiu ligeiramente a partir de então.

As estimativas de prevalência agrupadas foram semelhantes para as regiões geográficas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU da Europa e América do Norte, África Subsaariana, América Latina e Caribe e Austrália e Nova Zelândia (Oceania). As estimativas para o leste e sudeste da Ásia foram metade das outras regiões.

“Nossos achados mostram que a prevalência de HPV é alta em homens com mais de 15 anos de idade e sustentam que homens sexualmente ativos, independentemente da idade, são um importante reservatório de infecção genital por HPV. Essas estimativas enfatizam a importância de incorporar os homens em estratégias abrangentes de prevenção do HPV, entre elas a vacinação, para reduzir a morbidade e a mortalidade relacionadas ao HPV em homens e, finalmente, alcançar a eliminação do câncer cervical e de outras doenças relacionadas ao HPV”, concluem os pesquisadores.

Introduzida pela primeira vez em 2006, existem agora seis vacinas contra o HPV licenciadas em todo o mundo. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda meninas de nove a 14 anos como o principal grupo de vacinação, com outros grupos, incluindo meninas mais velhas, homens gays ou homens que fazem sexo com homens somente se for viável e acessível, e não desviar recursos de vacinação da população-alvo primária.

O estudo foi financiado pelo Instituto de Salud Carlos III, European Regional Development Fund, Secretariat for Universities and Research of the Department of Business and Knowledge of the Government of Catalonia, e Horizon 2020.

Referência: Bruni L, Albero G, Rowley J, Alemany L, Arbyn M, Giuliano AR, Markowitz LE, Broutet N, Taylor M. Global and regional estimates of genital human papillomavirus prevalence among men: a systematic review and meta-analysis. Lancet Glob Health. 2023 Sep;11(9):e1345-e1362. doi: 10.1016/S2214-109X(23)00305-4. PMID: 37591583.