O acúmulo de lipídios intracelulares é frequentemente observado em processos neoplásicos, mas sua regulação durante o ciclo celular ainda é pouco conhecida. Estudo brasileiro desenvolvido por pesquisadores do INCA demonstrou a dinâmica da biogênese e distribuição de lipídios intracelulares no adenocarcinoma de cólon, em publicação que foi destaque na edição de maio da Molecular and Cellular Biology.
Neste estudo, Cruz et al. demonstram aumento dos lipídios (LD) intracelulares quando as células entraram na fase S, o que se refletiu não apenas no número aumentado de LD, mas também na sua localização em áreas perinucleares dispersas.
Os autores também descrevem que a superexpressão da proteína PLIN2 é associada à lipogênese aumentada e mostram que a coloração positiva com a proteína PLIN2 foi fortemente associada com áreas proliferativas positivas para Ki-67 em amostras de tecido de adenocarcinoma do cólon humano. “Podemos ter um possível mecanismo molecular que correlaciona o metabolismo celular com a ocorrência aumentada de alguns tipos tumorais com a obesidade”, explica João P.B. Viola, pesquisador sênior do estudo, responsável pela área de pesquisa translacional do INCA.
Para os autores, esses resultados indicam que a progressão do ciclo celular está associada à regulação de lipídios, um processo que é alterado em células neoplásicas. “Estes resultados sugerem a existência de um mecanismo coordenado que liga a progressão do ciclo celular e a proliferação celular com a dinâmica da LD”, concluem.
Referência: Cruz, A. L. S., Carrossini, N., Teixeira, L. K., Ribeiro-Pinto, L. F., Bozza, P. T., & Viola, J. P. B. (2019). Cell cycle progression regulates biogenesis and cellular localization of lipid droplets. Molecular and Cellular Biology. doi:10.1128/mcb.00374-18