Onconews - Estudo compara risco de câncer colorretal 13 anos após colonoscopia de qualidade inferior, qualidade superior e sem triagem

Uma colonoscopia de qualidade inferior demonstrou ser menos eficaz na redução da incidência de câncer colorretal (CCR) do que uma colonoscopia de qualidade superior, mas ainda assim mostra benefício na comparação com nenhuma colonoscopia, como aponta estudo alemão que comparou a incidência cumulativa de CCR a partir de três braços de análise, em 13 anos de acompanhamento.

Nesta análise, os pesquisadores usaram um banco de dados de saúde (∼20% da população alemã) para emular um estudo-alvo com três braços: colonoscopia de triagem de qualidade superior (higherQualSC) versus (vs.) colonoscopia de triagem de qualidade inferior (lowerQualSC) vs. sem colonoscopia de triagem (noSC) na linha de base. A qualidade da colonoscopia de triagem foi categorizada com base na taxa de detecção de pólipos do médico examinador (ponto de corte: 21,8%).

A análise incluiu participantes com idade entre 55 e 69 anos com risco médio de CCR e sem triagem de CCR na linha de base. O objetivo foi estimar a incidência cumulativa ajustada de CCR ao longo de 13 anos de acompanhamento.

Os resultados foram relatados por Sarina Schwarz  e colegas no Journal of Clinical Epidemiology. O braço HigherQualSC compreendeu 142.960 pessoas, o braço LowerQualSC 62.338 pessoas e o braço NoSC 124.040 pessoas. O risco ajustado de CRC de 13 anos foi de 1,77% no braço HigherQualSC, 2,09% no braço LowerQualSC e 2,74% no braço NoSC. Comparado ao braço NoSC, o risco relativo ajustado foi de 0,76 (IC de 95%: 0,70–0,84) no braço LowerQualSC e 0,65 (IC de 95%: 0,60–0,69) no braço HigherQualSC.

“Nosso estudo mostra que uma colonoscopia de triagem de qualidade inferior também é eficaz na redução da incidência de CCR em comparação com nenhuma colonoscopia de triagem. No entanto, o efeito é cerca de um terço menor do que o de uma colonoscopia de triagem de qualidade superior”, concluem os autores. 

Referência:

13-year colorectal cancer risk after lower-quality, higher-quality and no screening colonoscopy: a cohort study. Schwarz, Sarina et al. Journal of Clinical Epidemiology