Estudo de coorte prospectivo utilizou dados do UK Biobank para avaliar se um padrão de dieta associado a diabetes mellitus tipo 2, doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas também está associado ao câncer colorretal. “As associações consistentes de grupos alimentares específicos com doença cardiometabólica e ao câncer relacionado à dieta fortalecem a base de evidências para diretrizes alimentares populacionais para prevenir problemas de saúde”, defendem os pesquisadors em artigo publicado no periódico Cancer Epidemiology Biomarkers Prevention.
Os pesquisadores utilizaram regressão de classificação reduzida em dados recordatório de 24 horas para identificar padrões de dieta, explicando a variação máxima em quatro variáveis de resposta a nutrientes: densidade energética, ácidos graxos saturados, açúcares livres e densidade de fibras. Os modelos de riscos proporcionais de Cox examinaram associações prospectivas entre a adesão ao padrão alimentar (codificada em uma escala contínua como escores z, bem como em quintis) e câncer colorretal incidente. Análises de subgrupos foram conduzidas para local do tumor, idade e sexo.
Após exclusões, 1.089 casos de câncer colorretal ocorreram em 114.443 participantes em um acompanhamento médio de 8,0 anos. O padrão de dita 1 (PD1) foi caracterizado pelo aumento da ingestão de chocolate e confeitos; manteiga; pão com baixo teor de fibras; carnes vermelhas e processadas; e álcool, bem como baixa ingestão de frutas, vegetais e cereais ricos em fibras.
Após contabilizar os fatores de confusão, incluindo a massa corporal, houve associações lineares positivas entre o PD1 e o câncer colorretal geral incidente (HR do quintil 5 vs. 1, 1,34; IC de 95%, 1,16–1,53, Ptrend = 0,005) e câncer retal (HR do quintil 5 vs. 1, 1,58; IC de 95%, 1,27–1,96, Ptrend = 0,009), mas não para cânceres de cólon proximal ou distal. Nenhuma associação do padrão de dieta 2 (PD2) com o câncer colorretal foi observada.
“Um padrão de dieta previamente associado à doença cardiometabólica também está associado ao câncer colorretal incidente, especialmente cânceres retais”, concluíram os autores.
Referência:
Samuel L. Skulsky, Dimitrios A. Koutoukidis, Jennifer L. Carter, Carmen Piernas, Susan A. Jebb, Min Gao, Nerys M. Astbury; Associations between Dietary Patterns and Incident Colorectal Cancer in 114,443 Individuals from the UK Biobank: A Prospective Cohort Study. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 1 November 2024; 33 (11): 1445–1455. https://doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-24-0048