Onconews - Estudo mostra risco aumentado de fraturas osteoporóticas após terapia com inibidores de checkpoint imunológico

Em estudo de coorte liderado pelo MD Anderson Cancer Center, que envolveu 3.137 pacientes com melanoma, majoritariamente homens, as taxas de incidência de fraturas osteoporóticas aumentaram após o tratamento com inibidores de checkpoint imunológico (ICI). “A osteoporose e as fraturas osteoporóticas podem representar um novo evento adverso imune relacionado com a terapia de ICI”, analisam os autores, em artigo na BMJ Oncology.

A ativação imune dos inibidores de checkpoint imunológico pode teoricamente resultar em ativação de osteoclastos, perda óssea e fratura. Neste estudo, o objetivo foi avaliar as taxas de incidência de grandes fraturas osteoporóticas  (MOFs, de major osteoporotic fractures) em pacientes com melanoma tratados com ICI.

A coorte considerou um conjunto de dados dos EUA de pacientes adultos com melanoma que receberam terapia com ICI entre 2011 e 2022. As taxas de incidência de MOF antes e depois do início da terapia com  ICI foram avaliadas usando os códigos de diagnóstico da Classificação Internacional de Doenças.

A coorte do estudo incluiu 3137 pacientes, a idade média foi de 68 anos, dos quais 2010 (64%) eram homens. A análise mostra que dessa base de análise, 40 (1,3%) pacientes tiveram uma MOF no ano anterior ao início do tratamento com  ICI e 57 (1,8%) e 34 (1,8%) tiveram uma MOF no primeiro e segundo anos após o início do ICI, respectivamente. O HR para MOF no primeiro ano após o tratamento versus o ano anterior à primeira dose de ICI foi de 1,82 (IC de 95% 1,24 a 2,66) e foi de 1,85 (IC de 95% 1,12 a 2,90) no segundo ano. Fratura prévia, idade avançada, sexo feminino e terapia combinada de ICI foram associados a maior risco de MOF após o início do tratamento com inibidores de checkpoint imune.

“Pacientes que recebem ICI apresentam risco aumentado de MOF após o tratamento”, concluem os autores.

Fraturas osteoporóticas estão associadas à perda da qualidade de vida, risco aumentado de hospitalização e morte.

A íntegra do estudo está disponível no BMJ Oncology.

Referência:

Carrie Ye, Bo Zhao, William D Leslie, Juan Ignacio Ruiz, Hui Zhao, Noha Abdel-Wahab, Maria E Suarez-Almazor - Increase in major osteoporotic fractures after therapy with immune checkpoint inhibitors: BMJ Oncology 2024;3:e000398.