A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou a primeira vacina terapêutica contra o câncer baseada na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). Produzida pela WestGene, empresa chinesa de biotecnologia dedicada à tecnologia de mRNA, a vacina WGc-043 é direcionada ao vírus Epstein-Barr (EBV, da sigla em inglês), associado a diversos tumores.
“A aprovação da WGc-043 pela FDA representa um avanço significativo no tratamento do câncer, oferecendo uma nova esperança aos pacientes com tumores avançados relacionados ao vírus EB”, destaca a WestGene em comunicado divulgado à imprensa.
O vírus Epstein-Barr está altamente correlacionado com mais de dez doenças malignas, incluindo carcinoma nasofaríngeo, linfoma de células NK/T, câncer gástrico, câncer de pulmão, câncer de fígado, câncer de esôfago, câncer de mama, câncer cervical, além de doenças autoimunes como esclerose múltipla e lúpus eritematoso sistêmico. Todas essas são potenciais indicações para a vacina.
WGc-043 demonstrou eficácia promissora, baixa toxicidade, ampla aplicabilidade, escalabilidade eficiente e relação custo-benefício. O WGc-043 já concluiu ensaios iniciados por investigadores (IIT) em carcinoma nasofaríngeo e linfoma de células NK/T, demonstrando segurança e eficácia superiores em comparação com outras vacinas terapêuticas de mRNA contra o câncer.