O FDA aprovou no dia 12 de dezembro o uso do ramucirumabe (Cyramza®) para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células metastático (CPNPC). Esta é a terceira indicação do ramucirumabe recebida pelo FDA em 2014. Em abril, a agência norte-americana aprovou o medicamento para tratar pacientes com câncer de estômago avançado ou adenocarcinoma de junção gastroesofágica (GEJ). Em 5 de novembro, expandiu o uso da droga em associação com paclitaxel para esse perfil de pacientes. Agora, Cyramza® recebe indicação para o tratamento de CPNPC na combinação com docetaxel.
A aprovação do medicamento nos Estados Unido é baseada em um estudo clínico que envolveu 1.253 pacientes com câncer de pulmão não pequenas células previamente tratados, em progressão da doença. Os participantes foram divididos aleatoriamente para receber ramucirumabe mais docetaxel ou placebo mais docetaxel.
Os resultados mostraram que a metade dos participantes tratados no braço da combinação sobreviveu a uma média de 10,5 meses a partir do início do tratamento, em comparação com uma média de 9,1 meses no braço placebo-controle.
Os efeitos colaterais mais comuns associados com ramucirumabe mais docetaxel observados no estudo clínico incluíram neutropenia, fadiga e inflamação da mucosa da boca (estomatite).
O medicamento é comercializado pela Eli Lilly.
Referências:
http://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm426720.htm