Onconews - Fusão cognitiva versus fusão por software na detecção do câncer de próstata

prostata 21 2 bxEstudo multicêntrico que analisou a detecção do câncer de próstata (CaP) clinicamente significativo por meio de uma abordagem transperineal (TP-TBx) comparou o uso de técnicas cognitivas (PrecisionPoint) versus técnicas de fusão de software. Os resultados mostram que ambas demonstraram resultados semelhantes na detecção do CaP clinicamente significativo, mas o custo, a necessidade de tempo adicional e os resultados semelhantes das plataformas de fusão por software conferem maior valor ao TP-TBx cognitivo.

A ressonância magnética antes da biópsia da próstata melhora a detecção de câncer clinicamente significativo (Grupo de Grau≥2). Em artigo na Urology, Hung et al.  argumentam que a utilização da biópsia direcionada por fusão de ressonância magnética/US por meio de uma abordagem transperineal (TP-TBx) está aumentando com a abordagem percutânea. No entanto, a eficácia comparativa da fusão formal de software em relação à fusão cognitiva permanece pouco estudada.

Neste estudo multicêntrico retrospectivo, os pesquisadores consideraram dados de junho de 2020 a julho de 2022, incluindo idade, raça, PSA, volume da próstata, PI-RADS, tamanho(s) da lesão, número de núcleos amostrados e indicação (PSA elevado, negativo prévio, vigilância ativa). A preferência do cirurgião determinou o uso de técnicas cognitivas (PrecisionPoint) versus técnicas de fusão de software. A regressão logística multivariável determinou fatores associados à detecção de câncer de próstata clinicamente significativo por abordagem transperineal.

Os resultados revelam 490 pacientes submetidos a TP-TBx (201por técnica cognitiva, 289 por fusão de software). Os autores descrevem que a idade dos pacientes, o PSA, o número de alvos e o PI-RADS foram semelhantes (todos p>0,05). A fusão por software TP-TBx teve 4 vezes mais núcleos sistemáticos amostrados. A presença de CaP clinicamente significativo foi detectada em 44% de todos os pacientes. Na análise ajustada, a fusão cognitiva versus a fusão por software foi semelhante na detecção de câncer de próstata clinicamente significativo (odds ratio 1,46, IC 95% 0,82-2,58).

“A abordagem transperineal com fusão cognitiva versus software tem detecção de câncer de próstata clinicamente significativo semelhante, apesar de menos núcleos sistemáticos obtidos com fusão cognitiva. O custo, a necessidade de tempo adicional e os resultados semelhantes das plataformas de fusão de software conferem maior valor ao TP-Bx cognitivo”, conclui a análise.

Referência: Published:February 19, 2024 DOI:https://doi.org/10.1016/j.urology.2023.11.039