Guideline: Câncer de mama HER2 positivo com metástases cerebrais
Para elaborar o guideline, a ASCO conduziu um consenso formal de especialistas, em duas rodadas de avaliações, uma vez que nenhum dos estudos e guidelines existentes preenchiam os critérios da revisão.
De acordo com a nova diretriz, pacientes com metástases cerebrais devem receber terapia local apropriada, como cirurgia, radioterapia de todo o cérebro e radiocirurgia estereotáxica. Quando indicada, também deve ser realizada a terapia sistêmica.
A escolha do tratamento irá depender de fatores como o prognóstico do paciente, presença de sintomas, ressecabilidade, número e tamanho das metástases, terapia anterior e difusão das metástases. Outras opções incluem a terapia sistêmica, melhores cuidados de suporte, a inscrição em um estudo clínico e/ou cuidados paliativos.
Os médicos não devem realizar ressonância magnética (MRI) de rotina para triagem de metástases cerebrais, but rather should have a low threshold for MRI of the brain por causa da alta incidência de metástases cerebrais em pacientes com câncer de mama avançado HER2- positivo.
Referência: jco.ascopubs.org