Onconews - IBIS-II e o câncer de mama de alto risco

Inibidores da aromatase efetivamente previnem a recorrência do câncer de mama e o desenvolvimento de novos tumores na mama contralateral em mulheres pós-menopáusicas. Essa é a conclusão do estudo que investigou a eficácia e a segurança do inibidor de aromatase na prevenção do câncer de mama em mulheres na pós-menopausa com alto risco da doença.

Foram recrutadas mulheres na pós-menopausa, com idades entre 40-70 anos, em 18 países. As mulheres elegíveis foram aleatoriamente alocadas (1:1), sendo 1.920 designadas para receber anastrozol e 1944 para receber placebo. Após um seguimento médio de 5 anos, 40 mulheres no grupo de anastrozol (2%) e 85 no grupo placebo (4%) tinham desenvolvido câncer de mama (HR: 0,47, 95% CI, p <0, 0001) .
Em conclusão, o trial de fase II mostrou que anastrozol reduziu eficazmente a incidência de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa, com alto risco de desenvolver o cancer de mama. A investigação também demonstrou que a maioria dos efeitos colaterais associados com a privação de estrogênio não estavam relacionados com o tratamento, o que proporciona apoio para a utilização de anastrozol em mulheres na pós-menopausa, com risco elevado de câncer de mama.O estudo teve apoio da Sanofi -Aventis e da AstraZeneca.