Onconews - iRECIST: avaliação em estudos de imuno-oncologia

Imunoterapia_NET_OK.jpgO Lancet Oncology publicou orientações de consenso do grupo de trabalho RECIST com informações sobre resposta objetiva e progressão da doença em estudos clínicos que utilizam imunoterapia no tratamento do câncer. Os critérios passam a compor o iRECIST, com recomendações de conduta, interpretação e análise para ensaios com imunoterapias.

A oncologista canadense Lesley Seymour, primeira autora do guideline e membro do Canadian Cancer Trials Group, lembra que originalmente o Grupo de Trabalho RECIST foi criado em 1995 para rever os critérios de resposta objetiva em uso na época e para explorar a utilidade do uso de medidas de avaliação de resposta em ensaios clínicos.
 
O grupo de trabalho inicial foi liderado por representantes de grupos acadêmicos e de pesquisa da Europa e Estados Unidos, com destaque para a participação da EORTC e do NCI (EUA), e sua composição foi sendo progressivamente ampliada. A primeira versão do RECIST v1 foi implementada em 2000 e uma atualização foi lançada em 2009 (RECIST 1.1).
 
Agora, a validação do iRECIST vem em resposta às inovações no ambiente da imuno-oncologia.
 
Referência: iRECIST: guidelines for response criteria for use in trials testing immunotherapeutics - Lesley Seymouret al - DOI: http://dx.doi.org/10.1016/S1470-2045(17)30074-8