Onconews - Meta-análise conclui que obesidade aumenta risco de câncer de tireoide

Estudos de coorte já relatados mostraram achados conflitantes sobre as associações entre obesidade e risco de câncer de tireoide. Meta-análise que revisou as principais bases de dados concluiu que a obesidade foi significativamente associada ao risco aumentado de câncer de tireoide. Os resultados estão na Nutrition and Cancer, em artigo de Hisan et al.

Nesta revisão sistemática, os pesquisadores consideraram dados da PubMed e EMBASE  publicados até novembro de 2023 para avaliar associações entre elas usando uma meta-análise de estudos de coorte. Dois autores revisaram e selecionaram estudos relevantes de forma independente de acordo com os critérios predefinidos.

Dos 475 estudos pesquisados ​​nos bancos de dados, um total de 22 estudos de coorte foram incluídos na análise final. Em uma meta-análise de efeitos aleatórios, a obesidade foi significativamente associada a um risco aumentado de câncer de tireoide, considerando os parâmetros avaliados [razão de probabilidade (OR), risco relativo (RR) ou razão de risco (HR) = 1,33; intervalo de confiança (IC) de 95% 1,24 − 1,43].

Em síntese, a obesidade foi consistentemente associada ao aumento do risco de câncer de tireoide nas meta-análises de subgrupos por vários fatores, como tipo de estudo (estudo de coorte prospectivo ou retrospectivo), gênero (masculino ou feminino), continente (América, Europa ou Ásia) e qualidade do estudo (alta ou baixa).

“Esta meta-análise de estudos de coorte sugere que a obesidade aumenta o risco de câncer de tireoide”, destacam os autores.

Referência:

Hisan, U. K., Myung, S. K., & Nguyen, G. V. (2024). Associations Between Obesity and Risk of Thyroid Cancer: A Meta-Analysis of Cohort Studies. Nutrition and Cancer, 1–11.
https://doi.org/10.1080/01635581.2024.2419488