Onconews - Modelo prediz reações de hipersensibilidade a paclitaxel no tratamento do câncer

Um modelo de predição pode ser implementado na prática clínica para identificar pacientes com alto risco de reações de hipersensibilidade a paclitaxel, facilitando estratégias de gerenciamento proativo, como monitoramento aprimorado e tratamentos profiláticos precoces. “Esta abordagem melhora a segurança do paciente e otimiza o atendimento”, analisam os autores, em artigo no JCO Global Oncology.

Paclitaxel é um agente quimioterápico classificado dentro do grupo dos taxanos, amplamente utilizado em vários tipos de câncer. No entanto, também está associado à reação de hipersensibilidade (HSR).  Acredita-se que o mecanismo de HSR a paclitaxel ocorra devido a uma reação anafilactoide, que pode variar em gravidade, desde sintomas leves, que são controláveis, até condições de risco de vida. Identificar os fatores de risco associados a hipersensibilidade tem importância clínica no gerenciamento ideal da terapia com paclitaxel.

Este estudo envolveu 3.708 pacientes com câncer, com uma incidência de reações de hipersensibilidade (HSR) a paclitaxel de 10,11%. Os pesquisadores desenvolveram um sistema de pontuação (Pac-HSR) baseado em 11 preditores, envolvendo os seguintes fatores: idade mais jovem; status de desempenho ruim do Eastern Cooperative Oncology Group; histórico anterior de HSR a paclitaxel; histórico de alergia a medicamentos; doença obstrutiva crônica das vias aéreas; cânceres de pulmão e cervical; alta dose real de paclitaxel; nenhuma pré-medicação com difenidramina; baixo nível de hemoglobina; alta contagem de leucócitos e alta contagem absoluta de linfócitos.

Os resultados mostram que a estatística C foi de 0,73 (IC de 95%, 0,70 a 0,76), indicando discriminação aceitável. O valor de P do teste de ajuste de Hosmer-Lemeshow foi de 0,751. A proporção de valores observados e esperados foi de 1,00, indicando boa calibração. Em um ponto de corte de 8, os autores descrevem que a especificidade foi de 75,28% e a sensibilidade foi de 57,07%. A validação interna indicou bom desempenho com viés mínimo, enquanto a análise da curva de decisão demonstrou melhor predição com o uso deste sistema de pontuação na tomada de decisão clínica.

“Pacientes de alto risco identificados por esta pontuação devem ser priorizados para monitoramento rigoroso e profilaxia de tratamento precoce”, recomendam os pesquisadores.

A íntegra do artigo está disponível em acesso aberto.

Referência:

Sunatee Sa-nguansai et al., Development and Validation of a Clinical Prediction Model for Paclitaxel Hypersensitivity Reaction on the Basis of Real-World Data: Pac-HSR Score. JCO Glob Oncol 10, e2400318(2024).
DOI:10.1200/GO-24-00318