Onconews - MyPath NCP: solução busca integrar cuidado nutricional à rotina do tratamento do câncer

Embora o cuidado nutricional seja essencial para melhorar a qualidade de vida e os resultados clínicos dos pacientes, ele não é sistematicamente integrado à rotina de tratamento do câncer. A abordagem MyPath NCP busca preencher essa lacuna crítica, levando diretrizes nutricionais durante o tratamento do câncer, através de uma solução digital centrada no paciente e aplicada à prática clínica. Detalhes da solução estão em artigo de Hustad et al. no ESMO Open.

A desnutrição afeta de 20% a 70% dos pacientes com câncer, dependendo do tipo de tumor, estágio da doença e cenário clínico.

O projeto MyPath é uma iniciativa da União Europeia com o objetivo de implementar o cuidado centrado no paciente (CCP) em nove centros de câncer europeus. Equipes multidisciplinares desenvolveram caminhos de CCP padronizados com suporte digital a partir de resultados relatados pelo paciente (PROs) com opções de gerenciamento baseadas em evidências. Por meio da avaliação sistemática e do gerenciamento de sintomas comuns e problemas psicossociais em pacientes com câncer, o MyPath visa facilitar mudanças na prática clínica para melhorar o CCP. Como parte disso, o MyPath Nutrition Care Pathway (NCP) busca avaliar e abordar rotineiramente a nutrição em todos os pacientes para facilitar as mudanças clínicas necessárias.

Neste estudo, uma equipe multidisciplinar internacional revisou as diretrizes de nutrição baseadas em evidências, entre setembro de 2022 e agosto de 2024, para selecionar PROs relevantes e outras variáveis ​​necessárias para avaliar sistematicamente os pacientes, permitindo cuidados nutricionais personalizados.

Os resultados mostram que a avaliação do MyPath NCP engloba o estado nutricional (ferramenta de triagem de desnutrição para risco de desnutrição, critérios modificados da Global Leadership Initiative on Malnutrition para desnutrição e índice de massa corporal/mudança de peso para obesidade/ganho de peso não intencional), estado de saúde (estado funcional, diagnóstico e prognóstico de câncer e necessidades de pré-reabilitação) e estado inflamatório (níveis de proteína C-reativa). Em síntese, com base nessa avaliação abrangente, a solução digital sugere intervenções nutricionais personalizadas e baseadas em evidências.

“A implementação inconsistente de diretrizes nutricionais é um desafio fundamental no tratamento do câncer. O MyPath NCP oferece um sistema de avaliação e gerenciamento acessível e centrado no paciente que integra o atendimento nutricional ao tratamento rotineiro do câncer, fornecendo uma solução versátil que pode ser implementada em diversos ambientes de assistência médica”, concluem os autores.

A primeira versão desta solução digital será testada em 2025. 

A íntegra do estudo está disponível na ESMO Open em acesso aberto. 

Referência:

Practical cancer nutrition, from guidelines to clinical practice: a digital solution to patient-centred care. Hustad, K.S.Absolom, K. et al. ESMO Open, Volume 10, Issue 4, 104529. https://doi.org/10.1016/j.esmoop.2025.104529