A oncologista Nise Yamaguchi (foto) foi escolhida pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) para receber o Joseph W. Cullen Prevention/Early Detection Award, prêmio oferecido pela Associação como reconhecimento por sua contribuição científica em pesquisas sobre a prevenção de doenças malignas torácicas. O prêmio será entregue dia 23 de setembro durante a Sessão Plenária de abertura do evento, que acontece entre os dias 23 e 26 de setembro em Toronto, Canadá.
Nise é a diretora clínica do Instituto Avanços de Medicina, em São Paulo, onde atendeu mais de 12 mil pacientes desde o início das atividades em 1994. A oncologista também é cientista sênior do International Prevention Research Institute e co-fundadora da World Cancer Alliance em Lyon, França, onde colabora para expandir o acesso ao tratamento do câncer em países de baixa e média renda.
“Por muitos anos, Nise Yamaguchi foi pioneiro e defensora das políticas de controle do tabaco na América Latina, particularmente no Brasil”, disse Fred R. Hirsch, CEO da IASLC. “Como o IASLC é uma organização internacional com responsabilidades globais, temos orgulho em reconhecer e honrar seu importante trabalho na América Latina e em promover a missão do IASLC nesta região”, acrescentou.
Nise foi fundamental na criação da IASLC Latin America Conference on Lung Cancer (LACLC), que reúne pesquisadores jovens e experientes da região para facilitar a pesquisa colaborativa e a educação sobre prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de pulmão na América Latina. Nos últimos 20 anos, também participou ativamente de estudos clínicos sobre câncer de pulmão e outros tipos de câncer na Universidade de São Paulo. Seus interesses de pesquisa atuais incluem medicina personalizada em câncer e imunologia de tumores. Em 2004, ela fundou e continua a coordenar o Fórum Latino-Americano de Controle do Tabagismo, voltado para o incentivo à implementação de políticas públicas regionais para a prevenção do câncer de pulmão. Ela também é autora ou coautora de várias publicações e artigos profissionais.
Os outros premiados nessa edição do evento são o professor Charles Swanton, do Instituto Francis Crick, Londres, que recebe o Paul A. Bunn, Jr. Scientific Award, por sua contribuição científica para a pesquisa do câncer torácico; Fadlo R. Khuri, reconhecido com o Prêmio Joseph W. Cullen Prevention/Early Detection; atual presidente e professor de medicina da Universidade Americana de Beirute, no Líbano; o oncologista e professor Ignacio I. Wistuba, presidente do Departamento de Patologia Molecular Translacional, Divisão de Patologia / Medicina Laboratorial do MD Anderson da Universidade do Texas, que recebe o Mary J. Matthews Pathology/Translation Research Award, por sua contribuição na pesquisa patológica-translacional de malignidades torácicas; e a professora Françoise Mornex, da Universidade Claude Bernard em Lyon, França, reconhecida com o IASLC Merit Award por sua contribuição para o desenvolvimento da Associação.