Onconews - Perfil clínico-patológico e resposta à QT NEO no carcinoma lobular invasivo da mama

Estudo comparou subtipos de carcinoma lobular invasivo em termos de parâmetros clínicos e patológicos e resposta à quimioterapia neoadjuvante de acordo com o perfil de biomarcadores em um período de 15 anos. “Os resultados demonstram a importância de reconhecer a heterogeneidade do carcinoma lobular invasivo e considerar que o comportamento clínico e a resposta ao tratamento são influenciados pelo perfil de biomarcador tumoral”, afirmaram os autores em artigo publicado no The Breast.

O carcinoma lobular invasivo (CLI) é responsável por 5–15% dos cânceres de mama invasivos. O CLI típico é positivo para receptor de estrogênio (ER+) e negativo para HER2 (HER2-). Perfis de biomarcadores atípicos (ER- e HER2+, ER+ e HER2+ ou triplo negativo) parecem diferir dos CLIs típicos.

Nesse estudo, todos os pacientes com carcinoma lobular invasivo tratados em um único centro entre janeiro de 2005 e dezembro de 2020 foram identificados a partir de um banco de dados mantido prospectivamente. Dados clínico-patológicos e de resultados foram coletados e analisados de acordo com o perfil do biomarcador tumoral.

Resultados

Um total de 582 pacientes com carcinoma lobular invasivo foram tratados. O CLI típico foi observado em 89,2% (n=519) dos pacientes, e o CLI atípico em 10,8% (n=63), com os CLIs atípicos de grau mais elevado (35% grau 3 vs 9,6% grau 3, p<0,001).

Uma proporção maior de carcinoma lobular invasivo atípico recebeu quimioterapia neoadjuvante (NACT; 31,7% vs 6,9% p<0,001), e os CLIs atípicos mostraram uma resposta maior à NACT (RCB médio (Residual Cancer Burden Score) 2,46 vs RCB médio 3,41, p=0,0365) e maiores taxas de resposta patológica completa (15% vs 0% p= 0,017) em comparação com o CLI típico. Apesar disso, a sobrevida livre de doença (SLD) em 5 anos foi maior em pacientes com doença típica (91% vs 83%, p=0,001).

“Pacientes com perfis de biomarcadores CLI típicos e atípicos diferem em sua resposta à NACT, com melhores respostas observadas em pacientes que apresentam perfis de biomarcadores atípicos, apesar de pior SLD em 5 anos. Essas características devem ser consideradas em termos de prognóstico e podem auxiliar na seleção de pacientes para a quimioterapia neoadjuvante. O tamanho do tumor (T2+) e o status dos linfonodos (N2-3) são preditores independentes de redução da sobrevida livre de recorrência no carcinoma lobular invasivo, independentemente do regime de tratamento”, concluíram os autores.

Referência: N.P. Quirke, C. Cullinane, M.A. Turk, N. Shafique, D. Evoy, J. Geraghty, D. McCartan, C. Quinn, J.M. Walshe, E. McDermott, C. Rutherford, R.S. Prichard. Invasive lobular carcinoma of the breast; clinicopathologic profile and response to neoadjuvant chemotherapy over a 15-year period. Open Access Published: April 30,2024 -DOI: https://doi.org/10.1016/j.breast.2024.103739