Os resultados de um estudo apresentado na 19ª Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC), promovida pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) em Toronto, Canadá, demonstram que o perfil genético abrangente (do inglês, comprehensive genetic profiling - CGP) é uma ferramenta útil para direcionar o cuidado do paciente, incluindo a identificação de terapias-alvo e inscrições em ensaios clínicos.
Apresentada por Kimberly Rohan, enfermeira do Edward Cancer Center em Naperville, Illinois, a análise retrospectiva foi realizada sobre os resultados do CGP coletados de 46 pacientes com diagnóstico de câncer utilizando a tecnologia FoundationOne® durante um período de três anos. Cada caso foi revisto quanto ao número de alterações genômicas identificadas, tratamento associado com potencial para benefício de estudos clínicos, terapias associadas à falta de resposta e decisões clínicas tomadas devido aos achados do CGP.
Duzentos e sessenta e três alterações genômicas foram identificadas nesta população de pacientes. Destes pacientes, 13% foram encaminhados para ensaios clínicos e 26% resultaram em uma mudança de terapia. Entre aqueles diagnosticados com câncer de pulmão, 6% foram encaminhados para ensaios clínicos e 34% resultaram em uma mudança de terapia.
"Estamos entusiasmados por termos alcançado nossa meta, analisando como as informações obtidas no perfil genômico podem impactar ou mudar o atendimento ao paciente", disse Rohan. "Nossas descobertas, que variam de 6 a 13% dos pacientes encaminhados para ensaios clínicos, excedem a inscrição em ensaios clínicos nacionais e destacam uma oportunidade substancial para pacientes submetidos ao tratamento do câncer", acrescentou.