Como os pacientes com câncer percebem e vivenciam o significado da vida? Um grupo de pesquisadores está conduzindo o maior estudo já realizado sobre as perspectivas de pacientes com câncer em relação ao significado da vida.” O profundo impacto nos resultados clínicos e de sobrevida em pacientes com câncer ressalta a importância de entender suas percepções sobre esse tema sensível e fornecer suporte apropriado”, destacam os autores, que esperam auxiliar profissionais de saúde a expandir recursos em seu trabalho clínico, fornecendo aconselhamento centrado no significado da vida.

Diante da experiência com o câncer, o sistema de crenças que antes oferecia estabilidade e segurança é reavaliado. Os pacientes se confrontam com questões profundas sobre o significado da vida e a perspectiva de mortalidade.

“Pesquisas sugerem que pacientes com câncer com um forte significado na vida demonstram habilidades de enfrentamento superiores, adaptabilidade e maior resiliência contra emoções negativas, desfrutando de melhor qualidade de vida geral. Ao contrário,

pacientes com um significado de vida diminuído tendem a ter menor taxa de sobrevida e maiores taxas de suicídio”, explicam os pesquisadores. Assim, o profundo impacto do significado da vida nos resultados clínicos e de sobrevida em pacientes com câncer ressalta a importância de entender suas percepções e fornecer suporte apropriado.

O câncer representa uma ameaça significativa à saúde humana e uma preocupação crítica de saúde pública global diante da crescente incidência e taxas de mortalidade. Até 2040, projeta-se 28,4 milhões de casos de câncer em todo o mundo, representando aumento de 47% em relação a 2020.

Wang e colegas descrevem que o diagnóstico e o tratamento do câncer dão origem a uma infinidade de desafios psicológicos e espirituais. “Esses desafios incluem um significado diminuído da vida, depressão, desespero, sofrimento psicológico, medo de recorrência e tendências ao suicídio, todos eles impactando severamente a qualidade de vida e o prognóstico de pacientes com câncer, ao mesmo tempo em que afetam o equilíbrio dentro das famílias e da sociedade”, analisam. Ao contrário, pesquisas sugerem que pacientes com câncer com forte significado na vida demonstram habilidades de enfrentamento superiores, adaptabilidade e maior resiliência contra emoções negativas, desfrutando de melhor qualidade de vida geral.

Permitir que indivíduos com câncer, independentemente do estágio da doença, experimentem vidas significativas é fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Neste protocolo (PROSPERO CRD42023447664), os pesquisadores vão revisar os bancos de dados em inglês e chinês, incluindo a Cochrane Library, PubMed, MEDLINE, Web of Science, EMbase, CINAHL, PsycINFO, China National Knowledge Infrastructure, Wan Fang Data, Chinese Biomedical Literature Database e VIP Database for Chinese Technical Periodicals. A análise compreende as perspectivas e percepções de pacientes com câncer com idade ≥ 18 anos sobre o significado da vida (por exemplo, experiências/atitudes/visões sobre o significado da vida).

Dois revisores independentes vão avaliar a qualidade dos estudos incluídos usando a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI), compreendendo o JBI Critical Appraisal Checklist padrão para pesquisa qualitativa e extração de dados usando a JBI Data Extraction Tool para pesquisa qualitativa. A abordagem de meta-agregação do JBI será empregada para comparar, analisar e resumir os resultados originais. Para aumentar a confiança nos dados do estudo qualitativo, os resultados finais do estudo serão classificados usando a abordagem JBI ConQual. O protocolo de revisão está alinhado com a lista de verificação Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-analysis (PRISMA) Protocols,32 e seções relevantes da lista de verificação Enhancing Transparency in REporting the synthesis of Qualitative research (ENTREQ).

Ao enfocar um tema frequentemente negligenciada por pesquisadores e profissionais de saúde, esta revisão sistemática abre espaço às perspectivas dos pacientes com câncer sobre o significado da vida em todos os estágios da sua jornada com a doença. “Os resultados terão imenso potencial para ajudar os profissionais de saúde a compreender como esses pacientes percebem o significado da vida durante esta fase crítica e como seus valores e preferências únicos entrarão em jogo. Tal compreensão será fundamental para que clínicos e enfermeiros ajudem efetivamente os pacientes com câncer a abordar a doença com uma mentalidade positiva, recuperando um senso de normalidade, abordando abertamente a morte e a autoestima e, finalmente, melhorando sua qualidade de vida”, analisam os pesquisadores.

Os achados desse estudo de revisão serão disseminados oportunamente por meio da publicação em periódico revisado por pares.

Referência:

Wang S, Zheng M, Xu W, et al
Cancer patients’ perceptions of the meaning in life: a protocol for a meta-synthesis of qualitative research
BMJ Open 2024;14:e078357. DOI: 10.1136/bmjopen-2023-078357