A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica francesa Servier anunciaram os vencedores do Prêmio Internacional Fiocruz Servier em Oncologia, iniciativa que pretende incentivar a pesquisa e a inovação no tratamento do câncer no Brasil. Rachel Riechelmann (esquerda) e Tiago Cordeiro Felismino (direita), do AC Camargo Cancer Center, e Martin Bonamino (centro), do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram os três pesquisadores premiados na edição deste ano, entre mais de 30 mil inscritos.

O reconhecimento à oncologista Rachel Riechelmann, diretora do Departamento de Oncologia Clínica do A.C. Camargo Cancer Center, veio em resposta ao estudo NextGeNETs: perfil molecular de neoplasias neuroendócrinas após alquilantes e resposta a imunoterapia. Tiago Cordeiro Felismino, líder do Centro de Referências do Aparelho Digestivo Alto do A.C. Camargo Cancer Center e mestrando em Precision Cancer Medicine, na Universidade de Oxford (Inglaterra), apresentou a pesquisa sobre ctDNA e predição de resposta à terapia neoadjuvante em câncer de pâncreas localmente avançado, enquanto Martin Bonamino, do INCA, foi premiado por suas pesquisas com CAR T cells (Potencializando células CAR-T em um protocolo ultrarrápido de manufatura).

A parceria entre a Fiocruz e a Servier espera proporcionar aos pesquisadores brasileiros maior visibilidade e recursos para continuar seus projetos de pesquisa. Cada um dos projetos selecionados recebeu um prêmio de 50 mil euros.