Onconews - Prevenção do câncer de próstata fatal

prostata ascogu21Em 2015, pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Escola de Saúde Pública de Harvard desenvolveram um escore de comportamento de saúde que envolveu seis fatores para a prevenção do câncer de próstata letal (PCa). Agora, em artigo publicado no British Journal of Cancer, os autores revisam essas e outras evidências com o objetivo de apresentar novo escore de comportamentos associados a resultados fatais.

Nesta análise, Graff et al. avaliaram uma coorte prospectiva com 4.518 homens diagnosticados com PCa não metastático inscritos no Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde. A análise considerou diferentes escores de comportamentos de saúde após o diagnóstico de câncer de próstata, incluindo o 2021 PCa Behavior Score e o 2015 PCa Behavior Score. Modelos multivariáveis ​​de Cox estimaram razões de risco (HRs) e intervalos de confiança de 95% (ICs) para PCa fatal.

Ao longo de uma mediana de 10,2 anos, os autores descrevem 219 óbitos por PCa. Cada ponto adicional de um dos escores de comportamento de saúde específico para PCa (2015 PCa Behavior Score) foi associado a uma redução de 19% no risco fatal de CaP (HR: 0,81, IC 95%: 0,68–0,97). O 2021 PCa Behavior Score e os escores que integram as recomendações nacionais não foram associados ao PCa fatal.

“Embora um escore de comportamento de saúde específico para PCa tenha sido associado a um risco reduzido de CaP fatal, não observamos fortes evidências de associações entre escores pós-diagnóstico e CaP fatal. Evitar o tabaco, manter o tamanho corporal saudável e a atividade física podem diminuir o risco de morte por PCa, mas são necessárias mais pesquisas para informar as recomendações de sobrevida ao câncer de próstata”, concluem os autores.

Atualmente, mais de 3,1 milhões de homens vivem com câncer de próstata nos Estados Unidos e mais de 190 mil novos casos são diagnosticados naquele país a cada ano. A progressão da doença é uma preocupação central entre os pacientes com CaP não metastático e identificar maneiras de diminuir o risco de progressão é, portanto, uma importante necessidade de saúde pública.

Referência: Graff, R.E., Langlais, C.S., Van Blarigan, E.L. et al. Post-diagnostic health behaviour scores in relation to fatal prostate cancer. Br J Cancer (2022). https://doi.org/10.1038/s41416-022-01948-7