Onconews - Prevenção e controle do câncer, evidências e contextos socioeconômicos

prevencao 2Embora a carga global do câncer esteja em queda nos países de baixa e média renda (LMIC, da sigla em inglês), grande parte das evidências para prevenção e controle do câncer vem de países desenvolvidos e pode não ser diretamente aplicável a cenários de limitada disponibilidade de recursos. É o que sustenta artigo publicado no JCO Global Oncology, que aponta caminhos para transportar a base de evidências a diferentes contextos socioeconômicos.

Neste artigo, os pesquisadores refletiram sobre uma questão fundamental: quando a maioria das evidências que apoiam a implementação de uma intervenção ou estratégia clínica vem de países de alta renda, como podem ser transferidas e adaptadas a uma configuração de limitada disponibilidade de recursos? Que fatores os pesquisadores, profissionais e tomadores de decisão devem considerar ao avaliar a necessidade de evidências locais?

Com o objetivo de buscar respostas a questões como essas, a presente análise revisou os principais conceitos de transferência, com base no modelo de População, Intervenção, Ambiente e Transferência [PIET]-T). A análise foi aplicada a dois estudos de caso envolvendo o controle do tabagismo e a prevenção do câncer do colo do útero e ilustrou como pesquisadores e profissionais podem abordar a necessidade de evidências locais de diferentes perspectivas e a partir de diferentes prioridades. “Como os usos e as expectativas em torno das evidências locais podem variar para diferentes grupos, é fundamental alinhar essas prioridades por meio do envolvimento e participação das várias partes interessadas na definição das questões e na cocriação das soluções, além de promover relatórios padronizados de fatores contextuais”, destacam os autores, sublinhando que em ambientes de recursos limitados, a geração de evidências deve ser priorizada para abordar necessidades reais e lacunas no conhecimento.

Referência: Role of Local Evidence in Transferring Evidence-Based Interventions to Low- and Middle-Income Country Settings: Application to Global Cancer Prevention and Control - DOI: 10.1200/GO.22.00054 JCO Global Oncology no. 8 (2022) e2200054. Published online August 12, 2022.