Os cirurgiões torácicos Fernando Abrão (na foto, à esquerda) e Igor Abreu são coautores de estudo de coorte prospectivo publicado no Journal of Thoracic Disease com uma análise preliminar da experiência brasileira na adaptação do Protocolo de Cuidados Peri-operatórios após cirurgia (ERAS®) em pacientes submetidos à cirurgia torácica.
No estudo, os dados de 122 pacientes foram extraídos do banco de dados do grupo cirúrgico que operou na cidade de São Paulo. As variáveis dos pacientes foram analisadas e comparadas a um grupo de controle.
Pacientes submetidos ao programa de cuidados peri-operatórios aprimorados, uma ferramenta projetada com base nas recomendações do ERAS® e adaptada para atender às necessidades de hospitais e pacientes brasileiros, tiveram redução do tempo de internação na UTI (média de 0,3 ± 0,58 dias versus 1,2 ± 1,65 dias, P = 0,001), tempo de permanência no Hospital (média de 1,6 ± 1,32 dias vs 3,9 ± 3,25 dias, P = 0,001) e duração da drenagem torácica (Mediana 1,0 ± 1,00 dias vs 3,0 ± 3,00 dias, P = 0,001).
A análise de custos, como procedimentos, custos diários e pós-cirúrgicos, também foram significativamente menores no grupo PROSM. "O protocolo de cuidados peri-operatórios aprimorado reduziu o custo por paciente em 37% em comparação com o manejo pós-operatório usual, totalizando uma economia total de 500 mil reais na comparação entre os dois grupos”, destacam os autores.
“Este estudo revelou aspectos importantes para a melhoria da qualidade da assistência prestada e oportunidade para o gerenciamento dos gastos. Esperamos ajudar mais países a melhorar o conhecimento no âmbito da implementação de protocolos aprimorados”, concluem, ressaltando que a realização do estudo só foi possível com a integração de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e fisioterapeutas, formando um time multidisciplinar dedicado aos cuidados peri-operatórios.
Referência: Abrão FC, Araujo de França S, de Abreu IRLB, das Neves Pereira JC, del Massa EC, Oliver A, Cavalcante MGC. Enhanced recovery after surgery (ERAS®) protocol adapted to the Brazilian reality: a prospective cohort study for thoracic patients. J Thorac Dis 2021;13(9):5439-5447. doi: 10.21037/jtd-21-920