Onconews - Quimioprevenção e fertilidade no câncer de mama precoce

Mama RaioX IlustraArtigo publicado na edição de agosto do Annals of Oncology traz os resultados do estudo OPTION, mostrando que a administração de um agonista do hormônio liberador de gonadotropina durante a quimioterapia reduziu o risco de falência ovariana em pacientes com câncer de mama precoce.

 

A falência ovariana precoce induzida por quimioterapia afeta a fertilidade e outros aspectos da saúde das mulheres.

O estudo OPTION, prospectivo, aleatorizado, selecionou pacientes para receber gosserrelina administrado antes e durante a quimioterapia em pacientes com câncer de mama com doença do estágio I-IIIB. O desfecho primário foi a amenorréia entre 12 e 24 meses após a randomização.

Resultados

Um total de 227 pacientes foram randomizados e a análise primária foi realizada em 202 pacientes. A administração de gosserrelina reduziu a prevalência de amenorreia entre 12 e 24 meses, com 22% versus 38% no grupo controle (P = 0,015). A prevalência de falência ovariana precoce foi de 18,5% versus 34,8% no grupo controle (P = 0,048). As concentrações de hormônio folículo estimulante também foram menores em todas as mulheres tratadas com gosserrelina nos 12 e 24 meses (P = 0,027, P = 0,001, respectivamente).

O efeito da quimioprevenção não foi estatisticamente significativo em mulheres> 40 anos. A avaliação da reserva ovariana usando hormônio anti-Müller foi bastante marcada em ambos os grupos durante o tratamento com valores médios de 5% dos níveis de pré-tratamento no grupo controle e 7% no grupo de gosserrelina, que não foram significativamente diferentes entre os braços da análise.

Em conclusão, o estudo mostrou que a administração do análogo de GnRH reduziu o risco de falência ovariana em mulheres com câncer de mama precoce tratadas com quimioterapia, com particular eficácia em pacientes abaixo de 40 anos.

Nos países ocidentais, cerca de 6% das mulheres com câncer de mama recém-diagnosticado têm menos de 40 anos, percentual que aumenta para 25% nos países em desenvolvimento.

Referência: GnRH agonist for protection against ovarian toxicity during chemotherapy for early breast cancer: the Anglo Celtic Group OPTION trial - Annals of Oncology, Volume 28, Issue 8, 1 August 2017, Pages 1811–1816, https://doi.org/10.1093/annonc/mdx184

.