Estudo realizado por pesquisadores do A.C.Camargo Cancer Center buscou demonstrar a associação entre linfócitos infiltrantes de tumor (TILs) e sobrevida em pacientes com metástase hepática de carcinoma colorretal. Os resultados foram publicados no Journal of Surgical Oncology, em artigo que tem o cirurgião Diego Greatti Vaz da Silva (na foto, à esquerda) como primeiro autor e Felipe Coimbra, Líder do Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto da institutição, como autor sênior.
“Os linfócitos infiltrantes de tumor (TILs) representam uma interação hospedeiro-tumor que frequentemente significa uma resposta imunológica aumentada. No entanto, as implicações com os resultados de sobrevida em pacientes com metástase hepática de carcinoma colorretal (MHCCR) justificam uma validação rigorosa”, contextualizaram os autores.
Nessa avaliação retrospectiva realizada em uma única instituição, os pesquisadores avaliaram todos os pacientes submetidos à hepatectomia por metástase hepática de câncer colorretal entre 2014 e 2018. Foram realizadas revisões abrangentes da documentação médica. Os TILs foram avaliados por um patologista hepático, cego para as informações clínicas, em todas as lâminas cirúrgicas.
Esta coorte retrospectiva incluiu 112 pacientes. A mediana de sobrevida global foi de 58 meses e a sobrevida livre de doença (SLD) foi de 12 meses para toda a coorte. A comparação entre os grupos mostrou uma mediana de sobrevida global de 81 meses no grupo TILs densos e 40 meses no grupo TILs fraco/ausente (p = 0,001), e a sobrevida livre de doença foi de 14 meses versus 9 meses (p = 0,041). A análise multivariável mostrou que os TILs foram um preditor independente de sobrevida global (HR 1,95; p = 0,031).
Em síntese, TILs densos são um indicador prognóstico fundamental, correlacionando-se com a sobrevida global. “A inclusão de informações de TILs nas avaliações histopatológicas deve refinar o processo de tomada de decisão clínica para esse grupo de pacientes”, concluíram os autores.
Além de Silva e Coimbra, o estudo tem participação dos pesquisadores Heber Salvador de Castro de Ribeiro, Gabriel Oliveira dos Santos, Marcus Vitor Nunes Lindote, Silvio Mello Torres, Alessandro Lansdskron Diniz, André Luiz de Godoy, Igor Correia de Farias, Tiago Cordeiro Felismino e Wilson Luiz da Costa Junior.
Referência:
Vaz da Silva DG, de Ribeiro HSC, Dos Santos GO, Lindote MVN, Torres SM, Diniz AL, de Godoy AL, de Farias IC, Felismino TC, da Costa Junior WL, Coimbra FJF. Dense tumor-infiltrating lymphocytes (TILs) in liver metastasis from colorectal cancer are related to improved overall survival. J Surg Oncol. 2024 Jul 1. doi: 10.1002/jso.27759. Epub ahead of print. PMID: 38946284.