Estudo publicado no periódico Nutrition and Cancer avaliou os efeitos precoces da quimioterapia no alívio dos sintomas, estado nutricional e saúde mental em pacientes idosos com câncer de pulmão de células não pequenas avançado (CPCNP). “O estudo destaca a ligação vital entre o estado nutricional e a saúde mental em pacientes idosos com CPCNP”, destacam os autores.
Este estudo prospectivo incluiu 45 pacientes com CPCNP (32 homens, 13 mulheres) com idades entre 65 e 82 anos (idade média de 70,0 ± 4,5 anos) com bom performance status. As avaliações foram realizadas imediatamente após o diagnóstico e após dois ciclos de quimioterapia, com foco no estado nutricional (avaliado com questionário MNA), qualidade de vida (QV, com base nos questionários FACT-L e FACT-TOI), sintomas relacionados ao câncer de pulmão (com base no LCSS) e saúde mental (com base no questionário PHQ-9).
Apesar do alívio significativo de sintomas como tosse, dispneia e perda de peso corporal, não houve correlação significativa entre alterações na carga de sintomas e alterações no estado nutricional (r2 = 0,122, P = 0,427) e alteração na condição mental dos pacientes (r2 = –0,141, P = 0,255).
Não foram observadas alterações significativas na qualidade de vida, mas foi observada uma diminuição na frequência de depressão grave. A melhoria da condição mental dos pacientes esteve estritamente relacionada com a melhoria do estado nutricional (r2 = -0,589, P < 0,001).
“O estudo destaca a ligação vital entre o estado nutricional e a saúde mental em pacientes idosos com CPNPC, enfatizando a necessidade de abordagens de cuidados integrados que abordem ambos os aspectos para melhorar a eficácia do tratamento e o bem-estar do paciente”, concluíram os autores.
Referência:
Umławska, W., Pawłowska-Seredyńska, K., Goździk, M., & Porębska, I. (2024). Early Changes in Nutritional Status of Elderly Patients with Lung Cancer Undergoing Chemotherapy Are Positively Related with Symptoms of Depression: A Prospective Follow-Up Study. Nutrition and Cancer, 1–9. https://doi.org/10.1080/01635581.2024.2375019