Onconews - Tratamento do câncer deve superar US $ 245 bi em 2030

custo crescente bxOs custos do tratamento do câncer nos Estados Unidos devem aumentar em mais de 30% entre 2015 e 2030, correspondendo a um custo total de mais de US $ 245 bilhões, de acordo com estudo publicado na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Nesta análise, os pesquisadores usaram dados do Registro de Vigilância Epidemiológica (SEER) do National Cancer Institutes para identificar indivíduos com 65 anos ou mais que receberam diagnóstico de câncer entre 2000 e 2012. Informações dos sistemas públicos de saúde (Medicare e Medicaid) foram usadas ​​para estimar os custos de assistência médica atribuíveis ao câncer nessa população de pacientes.

Os custos foram estratificados por sítio tumoral, estágio da doença ao diagnóstico e fases de acompanhamento, compreendendo a fase inicial (os primeiros 12 meses após o diagnóstico) e os custos de cuidados na fase de fim de vida (os 12 meses antes da morte), além dos custos na fase contínua. Foram estimados os custos médios anualizados atribuíveis ao câncer, considerando cuidados médicos e medicamentos por prescrição oral, comparados com custos de indivíduos sem histórico de câncer (controles).

Os resultados mostram que os custos médios anuais atribuíveis ao câncer são mais altos entre pacientes na fase final da vida, correspondendo a US $ 105.500 por paciente. Os custos variaram consideravelmente de acordo com o sítio do tumor, variando de US $ 71.300 para o tratamento do câncer de próstata a US $ 239.400 para pacientes com leucemia mieloide aguda (LMA).

Os custos médios anuais atribuíveis ao câncer na fase inicial, na fase de cuidados contínuos e em pacientes sem câncer foram de US $ 41.800, US $ 5.300 e US $ 23.500 por paciente, respectivamente.

As drogas orais tiveram o maior impacto nos custos na fase final da vida, correspondendo a US $ 4.200 por paciente. Os custos com drogas-orais nessa fase variaram de US $ 600 para pacientes com câncer de colo uterino a US $ 24.000 para aqueles com mieloma.

"O aumento dos gastos com saúde é uma carga para os pacientes e os custos do tratamento contra o câncer se tornaram um tema crítico nas discussões entre médicos e pacientes para facilitar a tomada de decisões", disse Angela Mariotto, chefe de análise de dados do NCI, em Bethesda, Maryland, principal  autora do estudo.

Esse tipo de pesquisa pode ajudar os formuladores de políticas de saúde a entender melhor a questão dos custos crescentes e ajudar os prestadores de serviços de saúde a planejar melhor a alocação de recursos”, analisam os autores. “Mais pesquisas são necessárias para entender melhor o valor e a adequação da intensidade do tratamento, especialmente entre pacientes com doença avançada”, argumentam.

Os pesquisadores estimam que os custos nacionais para serviços médicos relacionados ao câncer e medicamentos orais em 2015 foram de US $ 165 bilhões e US $ 18 bilhões, respectivamente, totalizando US $ 183 bilhões. Com base apenas nas mudanças da população devido ao envelhecimento e ao crescimento, os pesquisadores estimam que os custos nacionais de assistência médica e medicamentos orais relacionados ao câncer vão alcançar em 2030 US $ 221 bilhões e US $ 25 bilhões, respectivamente, totalizando quase US $ 246 bilhões.

Referência: Mariotto, A. B., Enewold, L., Zhao, J., Zeruto, C. A., & Yabroff, K. R. (2020). Medical Care Costs Associated with Cancer Survivorship in the United States; DOI: 10.1158/1055-9965.EPI-19-1534

Leia mais: Custo e valor no tratamento do câncer