Revisão sistemática analisou dados observacionais para compreender os modos, padrões, razões, descontinuação e experiências adversas do uso de cannabis medicinal entre pacientes e sobreviventes de câncer nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados no JNCI Cancer Spectrum.
No estudo, os autores pesquisaram as pesquisas as bases de dados PubMed e PsycINFO entre maio e novembro de 2022. Entre os 1.162 estudos identificados, 27 atenderam aos critérios de inclusão. A concordância entre codificadores foi forte (0,81).
Resultados
A maioria (74%) dos estudos teve desenho transversal. As amostras do estudo tinham proporções aproximadamente iguais de homens e mulheres e participantes majoritariamente brancos. A prevalência do consumo de cannabis com base em amostras nacionais variou entre 4,8% e 22%.
Os modos mais comuns de consumo de cannabis foram aplicação tópica (80%), tabagismo (73%), vaporização (12%) e ingestão de produtos comestíveis (10%). Idade mais jovem, sexo masculino, ser fumante ou ex-fumante e nível socioeconômico mais elevado foram associados a maior probabilidade de uso de cannabis.
O principal motivo para o consumo de cannabis foi o manejo dos sintomas decorrentes do câncer ou do tratamento do câncer, como dor, náusea, falta de sono e ansiedade. A maioria dos participantes dos estudos relatou que a cannabis ajudou a reduzir estes sintomas. A falta de melhoria dos sintomas, eventos adversos como fadiga e paranoia, custo e estigma social foram identificados como algumas das razões para a interrupção do consumo de cannabis.
Em síntese, a cannabis parece ajudar pacientes com câncer e sobreviventes a controlar os sintomas. “No entanto, são necessários mais estudos longitudinais para determinar se as experiências positivas do consumo de cannabis superam as experiências adversas ao longo do tempo nesta população vulnerável”, concluíram os autores.
Referência: Samia Amin, Si Woo Chae, Crissy T Kawamoto, Kristina T Phillips, Pallav Pokhrel, Cannabis use among cancer patients and survivors in the United States: a systematic review, JNCI Cancer Spectrum, Volume 8, Issue 1, February 2024, pkae004, https://doi.org/10.1093/jncics/pkae004