André Salem Szklo (foto), da Unidade de Controle do Tabaco do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o primeiro autor de artigo publicado no boletim da Organização Mundial de Saúde, que alerta para barreiras que ainda desafiam o cumprimento das leis antitabaco. Szklo e colegas destacam que “a proibição da venda de cigarros avulsos, a regulamentação de pontos de venda no varejo e a proibição estrita da venda de produtos de tabaco a menores de 18 anos continua sendo um obstáculo significativo para reduzir a proporção de fumantes adolescentes, estimada em quase 7% em 2019”.
Nesta análise, os autores demonstram que, apesar de ser considerada tanto uma infração econômica quanto sanitária, a venda ilegal de cigarros avulsos é uma realidade no Brasil e figura como opção economicamente atrativa para jovens e/ou indivíduos com recursos financeiros limitados. “Apesar do declínio no preço real dos maços de cigarros desde 2017, aproximadamente um em cada cinco fumantes de cigarros industrializados no Brasil com idade entre 18 e 24 anos relatou ter comprado cigarros avulsos em sua última compra em 2019, em comparação com menos de um em cada 10 entre pessoas mais velhas”, descreve a publicação.
Szklo et al. sublinham dados preocupantes de estudo realizado em 2019 (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), revelando que, entre adolescentes que compraram cigarros regularmente, 70% relataram que comprar cigarros avulsos foi o método mais comum.
“A disponibilidade de cigarros avulsos deve encorajar as autoridades a empreender medidas educacionais e de fiscalização”, propõem os autores, na expectativa de que os achados descritos agora no boletim da OMS possam criar oportunidades para o setor de saúde no Brasil para fortalecer mais assertivamente medidas multissetoriais para o controle do tabaco, entre elas o compromisso de eliminar o comércio ilícito de produtos de tabaco.
Além de André Salem Szklo, o trabalho tem a participação de Cristina de Abreu Perez, Letícia Casado, Érica Cavalcanti e Felipe Lacerda Mendes, todos do INCA.
Referência:
Szklo AS, de Abreu Perez C, Casado L, Cavalcanti É, Mendes FL. Single cigarette sales contravene tobacco control policies, Brazil. Bull World Health Organ. 2024 Nov 1;102(11):834-836. doi: 10.2471/BLT.24.291807. Epub 2024 Oct 2. PMID: 39464849; PMCID: PMC11500250.