Onconews - Congresso europeu destaca rastreamento e prevenção do câncer

ON13_PG11_PREVEN____O_NET_OK_PORTAL.jpgO Congresso Europeu de Oncologia (ESMO 2016) apresenta cinco estudos que enfocam a importância do rastreamento na prevenção do câncer, com resultados que convidam a olhar novas formas de superar as barreiras existentes e ampliar globalmente as estratégias de triagem, com foco no câncer colorretal, de mama, próstata, câncer cervical e de pulmão. A ESMO acontece em Copenhage, na Dinamarca, de 7 a 11 de outubro.

O diagnóstico precoce do câncer está ligado a melhores taxas de sobrevida. Infelizmente, a adesão às políticas de rastreamento permanece baixa em todo o mundo. Para o oncologista francês Jean François Moreré, que está à frente do estudo EDIFICE1 apresentado este ano, o compromisso da população e o envolvimento da comunidade médica na promoção do rastreamento são dois critérios necessários para atingir as metas recomendadas.
 
“As taxas de prescrição estão correlacionadas com a confiança dos médicos nos programas de triagem. Reafirmar a confiança de médicos na triagem tem um impacto positivo sobre as taxas de participação da população leiga", disse o especialista, no esteio dos resultados obtidos no EDIFICE 1 (Abstract 1327 P).
 
Outro estudo que buscou identificar facilitadores e barreiras para o rastreamento do câncer foi conduzido na Austrália e recomenda uma abordagem centrada no paciente. “O modelo de rastreamento combinado, ao estilo ‘one stop’, tem o potencial de melhorar as taxas de participação e ainda maximizar a utilização dos recursos de saúde pública“, explicou Amanda Bobridge,  lider da investigação. “Uma porcentagem esmagadora dos entrevistados na nossa pesquisa apoiaria um serviço de rastreamento combinado", esclareceu (Abstract 1325 PD) .
 
Em toda a Europa, estudos mostram que uma proporção significativa de pacientes com câncer é diagnosticada a partir de um quadro de emergência. Pesquisa apresentada na ESMO confirma que esta rota está associada com menor sobrevida e pior experiência do paciente. Trabalhos anteriores mostraram que pacientes com diagnósticos obtidos em serviços de emergência geralmente descrevem uma longa história de sintomas (> 12 semanas). Desse universo, 70% passaram por um clínico geral nos dias ou semanas que antecederam a apresentação aguda que motivou o atendimento de emergência.
 
“Significa que na maioria dos casos, há oportunidades para o diagnóstico mais precoce”, disse Tom Newsom-Davis, que conduziu um estudo piloto no Reino Unido, com a participação de enfermeiros. “Este piloto mostra a viabilidade de um serviço conduzido por enfermeiros de um departamento de oncologia, que obteve um alto nível de satisfação do usuário, e deve ser considerado como complemento para as vias de diagnóstico existentes”, acrescentou (Abstract 1375 P).
 
Avanços
 
Melhorias na detecção e tratamento do câncer têm levado a um aumento importante do número de sobreviventes a longo prazo, o que desperta a preocupação com o risco de um segundo câncer.  O oncologista francês Marc Bendiane quer ampliar a conscientização de médicos e pacientes sobre o risco da segunda neoplasia entre os sobreviventes de câncer e defende intervenções para melhorar a participação dessa população em programas de rastreio. Os resultados do estudo de Bendiane e colegas mostram uma subutilização do rastreio mamográfico nas mulheres sobreviventes de câncer, em comparação com mulheres na população em geral (78% vs 87%) (Abstract 1367 PD).
 
Pesquisa com participação do oncologista Sebastien Couraud avaliou a disposição de fumantes e ex-fumantes em participar de exames de rastreio para o câncer de pulmão e também apresenta nesta 41ª ESMO dados contributivos para estratégias de rastreamento (Abstract 1381 P).
 
Referências: 
 
Abstract 1327 P - "Opinion on cancer screening: impact on prescription and participation rates" will be presented by J.-F. Morère during a Poster Session on 9 October 2016, 13:00 to 14:00 in Hall E

Abstract 1325 PD - "A 'one stop cancer screening shop', a way of improving screening participation rates?" will be presented by A Bobridge during a Poster Discussion Session on 8 October 2016, 16:30 to 17:30 in Room Helsinski
 
Abstract 1375 P - "Acute diagnostic oncology clinic: tackling emergency presentations of cancer" will be presented by T. Newsom-Davis during a Poster Session on 9 October 2016, 13:00 to 14:00 in Hall E

Abstract 1367 PD - "Second cancer screening among 5-years women cancer survivors (French national survey vican5)" will be presented by M.K. Bendiane during a Poster Discussion Session on 8 October 2016, 16:30 to 17:30 in Room Helsinski

Abstract 1381 P - "Current or former smokers: who wants to be screened?" will be presented by S. Couraud during a Poster Session on 9 October 2016, 13:00 to 14:00 in Hall E