Onconews - Pesquisa avalia datopotamab deruxtecan em pacientes com câncer de mama metastático HR+/HER2-negativo

Bardia bxAditya Bardia (foto) é primeiro autor de estudo aceito para apresentação em pôster na ESMO 2022, descrevendo o conjugado anticorpo-droga Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd), um promissor agente experimental avaliado em pacientes com câncer de mama metastático HR+/HER2– no ensaio clínico TROPION-Breast01 (NCT05104866).

Este estudo randomizado de Fase III está aberto a recrutamento de pacientes com câncer de mama HR+/HER2– inoperável ou metastático. Os critérios de inclusão consideram pacientes adultos com bom status de desempenho (ECOG PS 0–1), em progressão da doença ou inelegíveis à terapia endócrina, expostos a até 2 linhas prévias de quimioterapia no cenário da doença avançada. Inibidores de mTOR, PD-[L]1, CDK4/6 e PARP não contam como linhas de quimioterapia anteriores. Os pacientes devem ter ≥1 lesão mensurável por RECIST 1.1 e uma amostra de tumor em FFPE arquivada ou fresca. Metástases cerebrais clinicamente inativas são permitidas.

Os endpoints primários são sobrevida livre de progressão (SLP) por revisão central independente e cega (BICR) e sobrevida global. Os endpoints secundários incluem SLP na análise do investigador, taxa de resposta objetiva (ORR), taxa de controle da doença, resultados relatados pelos pacientes, farmacocinética e imunogenicidade de Dato-DXd. Os endpoints exploratórios incluem a expressão de TROP2 e a relação exposição-eficácia. Os pacientes elegíveis são estratificados por número de linhas anteriores de quimioterapia, uso prévio de inibidor de CDK4/6 e região.

Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) consiste em um mAb IgG1 humanizado direcionado a TROP2 ligado a uma carga útil de inibidor de topoisomerase I (TopI), através de um ligante clivável estável.

No estudo TROPION-PanTumor01 (NCT03401385), Dato-DXd foi avaliado em pacientes com câncer de mama fortemente pré-tratados, com doença metastática e câncer de mama triplo negativo, mostrando perfil de segurança gerenciável e taxas de resposta objetiva bastante encorajadoras (ORR por revisão central independente cega [BICR]: 34% em todos os pacientes; 52% em pacientes virgens de tratamento para terapias baseadas em inibidores de TopI).

A quimioterapia é o principal tratamento em pacientes com câncer de mama metastático HR+/HER2- resistentes a terapia endócrina, mas tem eficácia limitada e toxicidades substanciais, justificando novas opções de tratamento.

TROPION-Breast01 (NCT05104866) é um ensaio clínico randomizado, aberto, de fase III, em andamento, que avalia a eficácia e a segurança de Dato-DXd versus quimioterapia de escolha do investidor (ICC) em pacientes com câncer de mama metastático HR+/HER2–.

Este estudo é financiado pela AstraZeneca em colaboração com a Daichii Sankyo. 

Referência: A. Bardia, K. Kalinsky, J. Tsurutani, E.P. Hamilton, S. Johnston, J. Sohn, K.H. Park, Y.H. Park, S. Im, K.S. Lee, D. Dastur, V. Haddad, S. Khan, B. Xu, B. Pistilli, H.S. Rugo. Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd), a TROP2 antibody-drug conjugate, vs investigators’ choice of chemotherapy (ICC) in previously-treated, inoperable or metastatic hormone-receptor (HR) positive, HER2-negative (HR+/HER2–) breast cancer: TROPION-Breast01. ESMO Congress 2022 274TiP.