paiva preto 2021Desenvolvido por pesquisadores do Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor), o HAprog é um aplicativo gratuito e intuitivo para prognóstico de pacientes ambulatoriais com câncer avançado. Os resultados da validação da ferramenta em uma amostra de pacientes ambulatoriais com câncer avançado foram selecionados para apresentação em pôster no ESMO 2022. O oncologista Daniel D’Almeida Preto (na foto, à direita) é o primeiro autor do trabalho, que tem o médico Carlos Eduardo Paiva como autor sênior.

O aplicativo é baseado em na transcrição computacional de dois modelos prognósticos: uma ‘versão completa’ composta por 6 parâmetros: sexo, doença locorregional, sítios de metástase, ECOG-PS, leucócitos e albumina; e uma 'versão clínica' acrescentando 'tratamento antineoplásico' e sem variáveis ​​laboratoriais. As predições prognósticas são expressas em probabilidade de estar vivo (em 30, 90 e 180 dias) e cenários esperados (dias).

No ESMO 2022, foram apresentados os resultados de validação externa em uma amostra de pacientes ambulatoriais com câncer avançado selecionada aleatoriamente de uma coorte retrospectiva de banco de dados (2015-2019). O HAprog foi avaliado no momento em que os pacientes foram encaminhados pela primeira vez para cuidados paliativos. A versão clínica foi avaliada em todos os casos, e a versão completa quando as variáveis ​​laboratoriais estavam disponíveis.

Foram medidas a calibração (teste Hosmer-Lemeshow) e discriminação (C-index e área sob a curva característica de operação do receptor [AUROC]). As análises de concordância foram realizadas comparando os cenários de sobrevida previstos com a sobrevida global real. A análise de correlação foi realizada usando o teste de Spearman.

Resultados

As versões clínica e completa do HAprog foram avaliadas em um total de 255 e 133 pacientes, respectivamente. A sobrevida global mediana (mOS) foi de 82 (95% IC 72-105) dias. O C-index foi semelhante nas versões completa e clínica do HAprog (0,698 e 0,684, respectivamente). Os AUROC foram >0,75 em 30, 90 e 180 dias em ambas as versões e houve bons resultados de calibração. A taxa de concordância absoluta entre o tempo de sobrevida real e o intervalo entre os cenários esperados (inferior-superior) foi de 65,9% (95% IC 60,1-71,9%).

A taxa de concordância entre o tempo real de sobrevida e o intervalo entre o pior e o melhor cenário foi de 92,2% (95% IC 88,5-95,4%). Os tempos médios dos cenários esperados de HAprog foram significativamente correlacionados com a sobrevida real do paciente (Rho = 0,663, 95% IC 0,578-0,725).

Em conclusão, o HAprog se mostrou um aplicativo prognóstico com propriedades adequadas de calibração e discriminação. ”Nossa ferramenta é capaz de fornecer informações prognósticas com boa precisão e correlação com a realidade, de forma ágil e descomplicada. Pode auxiliar os clínicos no processo de tomada de decisão, principalmente no que tange os pacientes no último ano de vida”, destacaram os autores.

O aplicativo HAprog está disponível para download gratuito em smartphones nas plataformas IOS (https://apps.apple.com/mz/app/haprog/id1521678682) e Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.hospitaldeamor).

Referência: D.D. Preto, M.G.B. Guimarães, E.M. Gonçalves, T.S.D. Alencar, G.A. Zulli, A.G.V. de Melo, C.P. Barone, M.L. Freire, B.S.R. Paiva, C.E. Paiva Clinical Oncology Department, Barretos Cancer Hospital, Barretos, Brazil. Validation of HAprog, an app for advanced cancer outpatient prognostication in routine practice. ESMO Congress 2022 1280P.