cristiane beregerot oficial bxA psico-oncologista Cristiane Bergerot (foto) é primeira autora de estudo selecionado para apresentação em pôster no ASCO 2023 que avalia a relevância percebida pelos pacientes com carcinoma de células renais em relação aos itens que compõem os questionários de qualidade de vida relacionada à saúde (HR-QOL) FKSI-19, EORTC QLQ-C30 e EQ-5D.

“Dada a necessidade de equilibrar a quantidade e a qualidade de vida entre pacientes com câncer avançado, é necessário desenvolver uma estratégia de medição robusta, relevante e baseada em consenso, focada no paciente. Nosso estudo expande as descobertas anteriores (Bergerot et al., The Oncologist 2023) ao incluir os questionários EORTC QLQ-C30 e EQ-5D”, afirmam os autores.

Os pacientes elegíveis foram diagnosticados com CCR e solicitados a avaliar a relevância de cada item do FKSI-19, EORTC QLQ-C30 e EQ-5D. Além disso, os pacientes responderam a 2 perguntas abertas sobre itens não cobertos por esses questionários e sua percepção de smartwhatches. As perguntas identificadas como relevantes apresentavam escore  ≥66%. Estatísticas descritivas foram coletadas e questões abertas foram analisadas por 2 revisores independentes.

Resultados

O estudo incluiu 147 pacientes em tratamento no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. A maioria (69%) era do sexo masculino, com idade mediana de 64 anos (32-88). 79% foram diagnosticados com doença avançada e 34% receberam imunoterapia e 26% receberam terapia-alvo. Poucos itens nos questionários foram identificados como relevantes. No grupo de pacientes com câncer localizado, apenas 5 itens no FKSI-19, 2 itens no EORTC QLQ-C30 e 1 item no EQ-5D. Esses itens incluíam perguntas relacionadas à fadiga, sintomas emocionais e qualidade de vida. No grupo de pacientes com câncer metastático, 10 itens no FKSI-19 foram classificados como relevantes, 3 itens no EORTC QLQ-C30 e 2 itens no EQ-5D. Esses itens avaliavam presença de dor, fadiga, apetite, sono, sintomas emocionais, habilidade de trabalhar e aproveitar a vida, e qualidade de vida.

Quando questionados sobre itens adicionais que deveriam ser incluídos, os pacientes solicitaram uma melhor avaliação dos sintomas relacionados ao tratamento, com um foco na imunoterapia e na terapia alvo, sintomas emocionais, compreensão do diagnóstico/tratamento, comunicação com a equipe e bem-estar social/familiar.

Notavelmente, 58% dos pacientes estavam abertos ao uso de smartwatches para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde, desde que o uso fosse simultâneo ao uso dos questionários de qualidade de vida.

“Esse estudo internacional multi-institucional confirma os achados de nossos dados publicados anteriormente, sugerindo que as medidas de qualidade de vida relacionada à saúde para pacientes com carcinoma de células renais necessitam de um refinamento substancial. Esses dados irão contribuir para o desenvolvimento de uma nova ferramenta de QVRS específica para CCR, em um esforço conjunto entre especialistas e pacientes”, concluíram os autores.

Referência: Health-related quality of life (HR-QOL) measures in renal cell carcinoma (RCC): Patient-reported relevance of items of the FKSI-19, EORTC QLQ-C30, and EQ-5D.
First Author: Cristiane Decat Bergerot, PhD
Meeting: 2023 ASCO Annual Meeting
Session Type: Poster Session
Session Title: Genitourinary Cancer—Kidney and Bladder
Track: Genitourinary Cancer—Kidney and Bladder
Subtrack: Kidney Cancer
Abstract #: 4540