O oncologista Fernando Maluf (foto) é primeiro autor de estudo aceito no programa científico do Genitourinary Cancers Symposium (ASCO GU`23), em análise que descreve e compara os resultados de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração (mCRPC) tratados em hospitais públicos e privados no Brasil. O trabalho é do Latin American Cooperative Oncology Group e integra a sessão Trials in Progress.
Neste estudo multicêntrico (LACOG 1818;NCT04962919) são considerados pacientes com mCRPC diagnosticados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2017, com dados extraídos dos prontuários médicos. O principal endpoint é a sobrevida por causa específica, comparando pacientes de instituições públicas e privadas. Endpoints secundários incluem a descrição de comorbidades, características sociodemográficas e clinicopatológicas de pacientes com mCRPC, padrões de tratamento, complicações relacionadas ao esqueleto e taxas de internação.
De janeiro de 2020 a agosto de 2022, 244 dos 590 pacientes planejados foram inscritos em 7 centros brasileiros. Outros 12 centros devem somar contribuição e os resultados são esperados no primeiro semestre de 2023.
No Brasil, enquanto uma minoria de pacientes tem seguro privado, aproximadamente 75% dos pacientes dependem do sistema público de saúde.
Referência: Survival outcomes of metastatic castration-resistant prostate cancer in Brazil (LACOG 1818).
First Author: Fernando Cotait Maluf, MD
Meeting: 2023 ASCO GU Cancers Symposium
Session Type: Trials in Progress Poster Session
Session Title: Trials in Progress Poster Session A: Prostate Cancer
Track: Prostate Cancer- Advanced
Subtrack: Cancer Disparities
Abstract #: TPS272