Onconews - Pesquisa explora TILs reativos contra neoantígenos no tratamento do câncer

vladimir 2021O brasileiro Vladimir Galvão (foto), do Vall d'Hebron Institute of Oncology, em Barcelona, apresenta no ESMO 2023 estudo em desenvolvimento (Trial in progress), que avalia a segurança e tolerabilidade do tratamento com linfócitos infiltrantes tumorais (TILs) reativos contra neoantígenos tumorais em pacientes com tumores sólidos resistentes ao bloqueio de checkpoint imune.

Os linfócitos desempenham papel crucial na imunidade ao câncer e na sobrevida do paciente, representando uma opção de tratamento atraente para melanoma e diversos tumores epiteliais. TILs reativos contra neoantígenos podem reconhecer e matar células cancerígenas, induzindo a regressão tumoral e aumentando potencialmente a eficácia das terapias celulares adotivas (ACT).

O estudo NEXTGENTIL-ACT utiliza TILs selecionados com base na identificação de mutações somáticas não-sinônimas ou neoantígenos virais codificados em tandem minigenes e apresentados por células B periféricas autólogas. É um estudo de fase 1 iniciado pelo investigador, unicêntrico e aberto, que avalia a segurança, tolerabilidade e atividade antitumoral de NEXTGENTIL em dose única com altas doses de IL-2 (720.000 UI/kg) após quimioterapia de linfodepleção não mieloablativa em adultos com tumores sólidos e doença avançada metastática ou irressecável, com resistência a bloqueadores de checkpoint imune (ICB).

Os endpoints primários incluem segurança, tolerabilidade, viabilidade e atividade clínica inicial. Um total de 10 pacientes serão incluídos se for observada no máximo uma toxicidade limitante ao tratamento nos primeiros seis pacientes. A atividade antitumoral preliminar será avaliada por RECIST v1.1.

São elegíveis pacientes adultos ≥ 18 anos, com bom status de desempenho (ECOG 0-1) tratados previamente com terapia padrão (incluindo ICB quando indicado). Pelo menos uma lesão deve estar acessível para biópsia/ressecção que permita a geração de TILs, e outra deve atender ao critério RECIST v1.1. Os pacientes devem estar clinicamente aptos o suficiente para serem submetidos a todos os procedimentos do estudo e intervenções, inclusive com funções cardiovasculares e pulmonares adequadas.

Pacientes com doença autoimune em tratamento com imunossupressores serão excluídos.

“Trata-se do primeiro estudo acadêmico utilizando TILs desenvolvidos na própria instituição, o que a posiciona entre um seleto grupo de centros mundiais que utilizam terapias avançadas para o tratamento dos seus pacientes”, destaca o pesquisador.

Referência: 1080TiP An investigator-initiated phase I study to assess the safety and tolerability of ex vivo next-generation neoantigenselected tumor-infiltrating lymphocyte (TIL) therapy in advanced immune checkpoint blockade (ICB) resistant solid tumors (NEXTGENTIL-ACT) - V. Galvao et al.