A fadiga relacionada ao câncer é um dos sintomas mais comuns no curso da doença e estima-se que afete até 90% dos pacientes com câncer. Revisão sistemática e meta-análise que tem como primeiro autor o pesquisador Jean Henri Masellin Schoueri (foto), da Faculdade de Medicina do ABC, mostrou resultados que apoiam o uso do guaraná no combate à fadiga relacionada ao câncer. O trabalho foi selecionado no ASCO 2024 em publicação eletrônica e tem como autor sênior o oncologista Auro Del Giglio.

Em estudos anteriores realizados pelo Departamento de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC, um extrato purificado de guaraná (Paullinia cupana), planta nativa da Amazônia, apresentou resultados promissores em ensaios clínicos com pacientes em tratamento quimioterápico, mas com número limitado de pacientes. Nesta revisão sistemática com meta-análise, o objetivo foi produzir evidências mais robustas quanto ao possível efeito terapêutico do guaraná no combate à fadiga relacionada ao câncer.

Os pesquisadores consideraram artigos em inglês nas bases da PUBMED, MEDLINE e Biblioteca Cochrane, usando como termos de busca  os descritores ‘guaraná’, ‘fadiga relacionada ao câncer’ e termos relacionados (MeSH terms). Os estudos elegíveis foram selecionados quanto à qualidade de acordo com o Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Nas raras ocasiões em que um estudo foi publicado como resumo e depois como artigo completo, apenas sua versão completa foi considerada elegível, para evitar duplicatas e reduzir o risco de viés. Todas as análises foram realizadas com RevMan 5.4.1 e empregaram modelo de efeitos aleatórios.

Dos 117 artigos encontrados, 4 artigos completos e 1 resumo foram adicionados à meta-análise, abrangendo um total de 229 pacientes e o período de 2007 a 2023. Com alta heterogeneidade entre os estudos (I² = 78%, Chi² = 18,51, gl = 4, P = 0,0010), a análise encontrou benefício no uso do guaraná no combate à fadiga relacionada ao câncer: Diferença Média Padrão -0,77 (IC95% -1,34; -0,21), Teste para efeito global: Z = 2,68 (P = 0,007).

“Nossa análise apoia o uso do guaraná no combate à fadiga relacionada ao câncer. Investigações adicionais com ensaios prospectivos randomizados controlados devem ser realizadas para validar nossos achados”, concluem os autores.

Referência:

Natural supplementation to effectively combat cancer-related fatigue: Evidence from a meta-analysis on the use of guarana. J Clin Oncol 42, 2024 (suppl 16; abstr e24087) DOI: 10.1200/JCO.2024.42.16_suppl.e24087