Onconews - Oncologistas brasileiros são premiados no ASCO 2024

A cada ano, durante o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), a Conquer Cancer Foundation reconhece profissionais de diversas áreas da pesquisa e atenção oncológica. Nesta edição, os brasileiros premiados foram Daniella Audi Blotta (BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo); Matheus de Oliveira Andrade (ICESP); Sofia Vidaurre Mendes (Oncologia D`Or); e Erick Saldanha (Princess Margaret Cancer Centre). As oncologistas Maria Alice Franzoi (Institut Gustave Roussy) e Luana Guimaraes de Sousa (MD Anderson Cancer Center) estão entre os pesquisadores com estudos financiados pela Fundação que serão apresentados na edição desse ano.

Long-term International Fellowship (LIFe)

Daniella Audi Blotta (foto), oncologista assistente da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo - foi selecionada para receber o 2024 LIFe, prêmio oferecido pela Conquer Cancer a jovens oncologistas de países em desenvolvimento. O objetivo é proporcionar a realização de um research fellowship com duração de um ano em uma instituição anfitriã nos Estados Unidos, Canadá ou Europa.

A oncologista foi selecionada para realizar o estudo prospectivo, randomizado de fase II “Efficacy of ovarian function suppression of 3-monthly versus monthly GnRH agonist as endocrine therapy for premenopausal breast cancer patients: a randomized phase II trial”, que será conduzido durante o seu research fellowship no serviço de câncer de mama do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), em Nova York, sob mentoria de Mark Robson, chefe do serviço e referência em câncer de mama.

International Development and Education Awards – IDEA

Os oncologistas Sofia Vidaurre Mendes, da Oncologia D`Or; e Matheus de Oliveira Andrade, do Instituto do Cancer do Estado de Sao Paulo (ICESP); foram reconhecidos com o International Development and Education Award (IDEA), concedido pela Conquer Cancer Foundation a jovens oncologistas promissores de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. O principal objetivo é conectar esses jovens médicos com lideranças da ASCO para contribuir no desenvolvimento de boas práticas em oncologia e, em última análise, melhorar a qualidade do atendimento oncológico globalmente.
 
Para concorrer ao prêmio é necessário ser membro da ASCO, fluência em inglês, morar em um país subdesenvolvido ou em desenvolvimento e trabalho como oncologista por menos de 10 anos. O processo seletivo inclui análise de currículo, cartas de intenção e recomendação.

A Conquer Cancer Foundation (CCF) fornece passagem, hospedagem e apoio logístico em Chicago durante o Congresso da ASCO. Os premiados com o IDEA também recebem três anos de adesão complementar da ASCO, incluindo a assinatura do Journal of Clinical Oncology. Após o evento acontece o ETA (Extended Tour Award), onde os premiados vão ao centro do seu mentor para conhecer o serviço e estabelecer relações profissionais para o desenvolvimento de futuros projetos em parceria.

Annual Meeting Merit Awards

Annual Meeting Merit Awards é destinado a jovens oncologistas que são os primeiros autores de trabalhos de alta qualidade selecionados para apresentação no congresso de Chicago.

No ASCO 2024, Erick Saldanha, do Princess Margaret Cancer Centre, foi um dos vencedores do prêmio por seu trabalho que investiga o perfil metabólico circulante como biomarcador de eficácia do bloqueio de checkpoint imunológico (Abstract 2564).

Conquer Cancer-Funded Research

Premiada com o Career Development Award em 2022, a oncologista Maria Alice Franzoi, do Gustave Roussy Cancer Campus, figura na lista de pesquisadores com estudos financiados pela Conquer Cancer que foram selecionados para o encontro de Chicago. A pesquisadora brasileira apresenta em Sessão Oral (Care Delivery/Models of Care) os resultados de estudo que avalia o impacto dos determinantes sociais da saúde autorrelatados no envolvimento dos pacientes e na carga de sintomas por meio de monitorização remota de pacientes em 42 hospitais europeus (Abstract 1506).

Luana Guimaraes de Sousa, premiada com o Young Investigator Award em 2022, é outra brasileira com estudo financiado pela Conquer Cancer. A oncologista apresenta na sessão de pôster seu trabalho sobre o ambiente imunológico do carcinoma espinocelular de orofaringe de acordo com o HPV e o tabagismo e sua influência no prognóstico (Abstract 3147).

Para acessar a relação completa dos vencedores do 2024 Conquer Cancer Grants & Awards, clique aqui.