Onconews - Microbiota intestinal como biomarcador para lesão pré-neoplásica no câncer gástrico no Amazonas

Na região norte do Brasil, especificamente no estado do Amazonas, o câncer gástrico (CG) é a segunda principal causa de morte. A cirurgia de remoção do estômago continua sendo o tratamento padrão ouro para câncer gástrico, impactando significativamente a microbiota humana. Certas bactérias, como H. pylori, podem modificar o ambiente gástrico, levando à disbiose potencialmente associada à progressão do tumor. Estudo de Ábner Paz (foto) e colegas, que buscou correlacionar o perfil da microbiota intestinal com CG em pacientes gastrectomizados do Amazonas/Brasil, mostrou no ESMO 2024 resultados que indicam o gênero Alloprevotella como potencial biomarcador para CG na coorte avaliada.

Neste estudo observacional de caso-controle foram inscritos pacientes com CG e um grupo controle. Amostras fecais foram coletadas de ambos os grupos e submetidas ao sequenciamento do gene 16S rRNA usando plataformas de sequenciamento de última geração. A análise de dados envolveu pipelines de bioinformática e métodos estatísticos para identificar perfis bacterianos associados ao CG.

A base de análise compreendeu 24 pacientes incluídos, com idade média de 58,8±14,4 anos (faixa: 24-81 anos), predominantemente homens (70,8%) e diagnosticados com adenocarcinoma (83,3%). Dados da microbiota intestinal revelaram abundância do filo Proteobacteria em 10,4%, indicativo de disbiose no grupo CG. Entre os gêneros, Streptococcus exibiu a maior abundância (P=0,019). Comparando a microbiota com os níveis de citocinas, os autores descrevem que Alloprevotella (P=0,004) e Christensenellaceae_R-7_group (P=0,01) mostraram abundância diferencial, com níveis reduzidos associados a múltiplas complicações. Os pesquisadores destacam que o gênero Alloprevotella surgiu como potencial biomarcador para câncer gástrico.

“Nossos achados revelaram um padrão distinto de disbiose entre pacientes com CG, caracterizado por alterações na composição bacteriana. Identificamos 3 bactérias com abundância diferencial significativa no grupo de CG. Cabe notar que Alloprevotella, originalmente um gênero de biofilme oral, foi encontrado em material fecal, indicando seu potencial no CG e sua influência na disbiose intestinal, destacando a importância de mais pesquisas nesta área”, concluem os autores.

Além de Ábner Paz, nutricionista oncológico, o estudo tem participação dos pesquisadores Cristiane D. Bergerot, Valquiria Martins, William H. Fuzita, Jose Fernando Barcellos e Allyson Costa.

Referência:

1412P - Intestinal microbiota as a biological marker for pre-neoplastic lesion in gastric cancer in Amazonas, Brazil - Cristiane D. Bergerot (Sao Paulo, Brazil) Valquiria Martins (Manaus-Brazil, Brazil) William H. Fuzita (Manaus, Brazil) Jose Fernando Barcellos (Manaus-Brazil, Brazil) Allyson Costa (Manaus-Am, Brazil)

Speakers: ÁBNER S. PAZ (Sao Paulo, Brazil)