Onconews - Pesquisa mostra necessidade de avançar na profilaxia de náuseas e vômito induzidos por quimioterapia

Náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia (NVIQ) são uma condição prevalente e que exige profilaxia. O oncologista Ricardo Caponero (foto) é autor de estudo selecionado no ESMO 2024 com resultados do programa de avaliação de prática pessoal THRIVE (Training to Help Reduce CINV ratEs), que avaliou a conscientização de enfermeiros, farmacêuticos e oncologistas sobre NVIQ e sua adesão às diretrizes de gerenciamento propostas.

Um questionário elaborado por um grupo de oncologistas obteve a participação de 46 entrevistados da Argentina (n=5), Canadá (n=21) e Brasil (n=20). Os participantes responderam anonimamente sobre sua própria prática durante uma consulta com o paciente.

Os resultados da pesquisa incluíram 460 pacientes em tratamento com quimioterapia altamente emetogênica (HEC; 60%) ou quimioterapia moderadamente emetogênica (MEC; 40%). Embora 65% dos entrevistados tenham respondido ao uso de mais de uma diretriz para estabelecer protocolos de gerenciamento de NVIQ, Caponero descreve que até 48% classificam incorretamente o potencial emetogênico dos regimes HEC e MEC. Além disso, a pesquisa mostra que 54% dos entrevistados não discutem com os pacientes fatores de risco pessoais adicionais para NVIQ. Em relação ao protocolo profilático de NVIQ para MEC, 56% dos entrevistados não incluem NK-1 RA no regime para pacientes em MEC com fatores de risco adicionais, o que é o oposto da recomendação das diretrizes. A pesquisa também indica uma variabilidade significativa nos pontos de tempo para avaliar NVIQ, com 35% dos médicos confiando apenas no relato espontâneo do paciente sobre NVIQ tardio.

“Embora a maioria dos entrevistados reconheça aderir a várias diretrizes para o gerenciamento de NVIQ, existem disparidades significativas entre suas práticas clínicas e recomendações de diretrizes, principalmente em relação a MEC e fatores de risco pessoais adicionais. Há uma necessidade urgente de explorar e apoiar iniciativas para implementar essas diretrizes de forma eficaz e investigar as causas da não adesão para melhorar os resultados do paciente”, conclui o autor.

Referência:

1882P - Awareness of chemotherapy induced nausea and vomiting and adherence to guidelines: A multinational and multicenter survey

Speakers: Ricardo Caponero (Sao Paulo, Brazil, SP)