Onconews - TROPION-Breast01 confirma segurança de Dato-DXd no câncer de mama HR+/HER2–

O oncologista Giuliano Santos Borges (foto), de Itajaí, está entre os pesquisadores do estudo internacional TROPION-Breast01, avaliando o conjugado anticorpo-droga datopotamab-deruxtecan (Dato-DXd) versus quimioterapia de escolha do investigador (ICC) em pacientes com câncer de mama HR+/HER2–. No ESMO Breast Cancer 2024 análises de segurança adicionais confirmam que Dato-DXd é mais tolerável que a ICC, enfatizando ainda mais o potencial de Dato-DXd como opção de tratamento na prática clínica.

Neste estudo (NCT05104866), a segurança foi um desfecho secundário. O uso de enxaguante bucal foi recomendado (enxaguante bucal com esteroides fortemente recomendado, se disponível) e avaliação oftalmológica foi necessária por solicitação regulatória na triagem e a cada três ciclos de 21 dias.

No corte dos dados (julho de 2023), 360 pacientes receberam Dato-DXd e 351 foram tratados com quimioterapia de escolha do investigador. A duração média do tratamento foi maior com Dato-DXd vs ICC (6,7 vs 4,1 meses).

A taxa de eventos adversos relacionados ao tratamento ≥G3 (TRAEs) foi menor com Dato-DXd vs ICC (21% vs 45%). TRAEs de interesse especial com Dato-DXd incluíram estomatite/mucosite oral (OM; 56%), eventos oculares (OE; 40%) e doença pulmonar intersticial (DPI; 3%). Os eventos oculares foram identificados principalmente através de exames oftalmológicos obrigatórios; >50% tinham olho seco. Estomatite/OM e OE foram em sua maioria de baixo grau (assintomático/leve, G1 em 25% e 32% de todos os pacientes com Dato-DXd, respectivamente); ambos foram bem geridos pelas diretrizes de gestão de toxicidade, com baixas taxas de interrupção da dose (1% e 3%) e descontinuação (ambas 0,3%).

O perfil de segurança da quimioterapia de escolha do investigador resultou em mais neutropenia de alto grau (≥G3 em 31% dos pacientes com ICC), levando à interrupção da dose (17%) /redução (13%). A DPI relacionada ao tratamento com Dato-DXd foi em sua maioria de baixo grau (assintomático, G1 em 1% dos pacientes com Dato-DXd). Os eventos adversos de interesse especial ocorreram geralmente nos primeiros ciclos: início mediano de estomatite/OM no Ciclo 2, OE no Ciclo 3, DPI no Ciclo 4. O tempo médio de resolução foi de 37, 67, 28 dias para estomatite/OM, OE, DPI.

Em conclusão, dados adicionais do TROPION-Breast01 mostraram que os eventos adversos de interesse especial com Dato-DXd foram tipicamente de baixo grau, ocorreram nos primeiros ciclos e foram controláveis usando diretrizes de gestão de toxicidade. Além disso, com Dato-DXd a taxa de TRAEs ≥G3 foi menos da metade daquela com ICC e menos TRAEs levaram à interrupção/redução da dose, mostrando que Dato-DXd oferece melhor tolerabilidade versus ICC e enfatizando ainda mais o potencial do Dato-DXd como opção de tratamento na prática clínica.

Referência:

LBA2 - Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) vs chemotherapy (CT) in pretreated, inoperable/metastatic HR+/HER2– breast cancer (BC): Additional safety analysis from TROPION-Breast01